Dom Adriano Hypólito no rastro da violência em Nova Iguaçu

Acontecerá na Catedral de Nova Iguaçu uma roda de conversa com a autora do livro ‘Dom Adriano Hypólito no rastro da violência em Nova Iguaçu’ no próximo dia 02 de outubro de 2019. O encontro será a partir das 18h com a autora do trabalho, Adriana Bastos Kronemberger.

Sinopse do livro: Durante a ditadura civil e militar no Brasil (1964-1985) ocorreu um agravamento da violência na Baixada Fluminense. Neste mesmo período desenvolveu-se na cidade de Nova Iguaçu um movimento católico inspirado pela Teologia da libertação, que se posicionava ao lado do povo pobre, contra as arbitrariedades da ditadura e em defesa dos Direitos Humanos. Este movimento teve como figura central o bispo dessa cidade: Dom Adriano Hypólito. Objetivo do trabalho é analisar e discutir as ideias desse bispo católico com outros autores e pesquisadores que se dedicaram à questão da religiosidade e à formação social do Brasil, dando especial atenção à questão da violência na Baixada Fluminense nas décadas de 1970 e 1980, apontando que as palavras de Dom Adriano podem ajudar na compreensão de que a violência está vinculada a fatores históricos, políticas públicas equivocadas e descaso.

Adriana atua é doutora em história social pela PUC/SP, mestre em história social pela PUC/SP. Além de especialista em história, sociedade e cultura pela PUC/SP; mestranda em ensino de história pela UNIFESP. Atua como professora na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e participa do CEHAL (Centro de Estudos da América Latina) e do OVP (Observatório das Violências Policias de SP), grupos desenvolvidos pelo Departamento de História da PUC de SP – Graduação e Pós-graduação.

Portal C3 – Comunicação de interesse público – ComCausa

Desde 2018, ano do centenário de Dom Adriano Hipólito, a ComCausa criou um memorial eletrônico no endereço https://www.comcausa.net/domadriano

A Catedral de Santo Antônio fica no centro de Nova Iguaçu, na Av Marechal Floriano Peixoto 2264 – Centro, Nova Iguaçu.

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.