Mutirão para emissão de identidades de pessoas em situação de rua

O Detran em parceria com a Operação Segurança Presente (OSP) da Secretaria da Casa Civil, realizou neste fim de semana, um mutirão para emissão de carteiras de identidade para pessoas em situações vulneráveis.

Para a emissão de primeira e segunda via da identidade, foi montada uma força-tarefa com equipes do setor de Identificação Civil, como tem acontecido durante a pandemia. Os beneficiados são isentos de taxas, e todos terão o novo modelo do documento, já com dados pessoais atualizados, nova foto e a impressão digital.

“O departamento segue cumprindo seu papel social e atendendo as pessoas em situação vulnerável que necessitam de uma identidade. Com isso, além de facilitar o acesso a auxílios emergenciais e benefícios, o novo documento também vai promover a inclusão e resgate da dignidade dessas pessoas. O mutirão será realizado no final de semana para evitar aglomerações e não atrapalhar o agendamento dos demais usuários que também precisam solicitar o RG”, explicou o presidente do Detran.

Mesmo com o número de atendimentos reduzido para evitar o contágio do Covid-19, o Detran.RJ já entregou mais de 80 mil identidades desde a retomada dos serviços.

Além da reabertura das unidades de atendimento, a diretoria de Identificação Civil já realizou mais de 40 ações sociais e mutirões de serviços em todo o estado.

No último final de semana, equipes do departamento estiveram nos municípios de Pinheiral, Porto Real, Quissamã, Silva Jardim e Mendes para a entrega de identidades que estavam prontas antes da pandemia. Cerca de 400 carteiras foram entregues. O atendimento foi feito com toda a segurança sanitária e seguindo as normas de segurança para proteger a população e seus funcionários.

Emanoelle Cavalcanti

Jornalista social e acadêmica de psicologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.