Quando devo desconfiar que estou com corona vírus?

Os principais sinais são febre, tosse e dificuldade para respirar. Há pessoas que manifestam mais sinais, como coriza e dor de garganta. A questão e que uma pessoa gripada pode apresentar o mesmo quadro.

Como não tem como diferenciar o novo corona vírus de uma gripe comum, então você desconfia do corona no momento em que ocorrer sintomas mais graves como algum grau de dificuldade respiratória ou febre por um período prolongado.

Destacamos que a única forma de saber se é corona vírus, é por meio do teste molecular feito com a secreção do nariz e da garganta da pessoa.

No momento, o que ajuda no diagnóstico é saber se o indivíduo com esses sintomas visitou uma região onde há transmissão intensa do corona vírus 14 dias antes de os sintomas surgirem. Ou se ele entrou em contato com algum caso suspeito ou confirmado de Covid-19. Caso contrário, é mais provável que ele esteja sofrendo com uma gripe.

No caso de pessoas com sintomas característicos de gripes ou resfriados, a prevenção também deve ser feita, porém, com algumas particularidades:

Listamos abaixo algumas dicas para que você e sua família saibam como proceder se já estiverem doentes:

1 – Use máscaras de proteção em lugares públicos ou quando for conversar com alguém;

2 – Ao tossir ou espirrar, use lenços de papel e, em seguida, jogue-os no lixo ou cubra a boca e o nariz utilizando o braço;

3 – Evite cumprimentos com abraços, apertos de mão e beijos;

4 – Evite visitas a entes queridos caso esteja gripado.

| Adriano Dias

Comunicando ComCausa

Ponto de Cultura e Mídia Livre ComCausa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.