Teste do olhinho está sendo oferecido em Queimados

Conhecido também como Teste do Reflexo Vermelho, o teste do olhinho é um procedimento foi lançado pela Prefeitura de Queimados nesta quinta-feira (30) e será oferecido durante a primeira consulta dos bebês em todas as Unidades Municipais de Saúde.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, o procedimento será facilitado ainda na Maternidade Municipal Queimados. “Antes mesmo do bebê sair da maternidade será feito o encaminhamento para consulta em um dos postos de saúde mais próximos da família e é nesta primeira avaliação que será realizado o teste do olhinho”, informa.

Diante disso, a Coordenadora do Programa de Atenção Integral a Saúde da Criança e do Adolescente, destaca a importância de realizar o procedimento para identificar possíveis problemas de visão o mais cedo possível.

“Muitas crianças só são levadas ao oftalmologista quando manifestam dificuldade de enxergar, porém o teste permite a identificação de uma série de distúrbios nos olhos, como catarata, glaucoma congênito, inflamações e tumores intraoculares e até mesmo o retinoblastoma, um tipo de câncer raro que afeta o olho por dentro e pode ser fatal”, concluiu a enfermeira.

Para mais informações sobre o teste do Olhinho, acesse o site do Ministério da Saúde.

Emanoelle Cavalcanti

Jornalista social e acadêmica de psicologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.