Usina de Cultura é inaugurada no dia do aniversário de Nilópolis

A Usina de Cultura Jornalista Tim Lopes é entregue à população nesta sexta-feira, dia vinte e um de agosto, marcando o dia em que o município de Nilópolis completa 73 anos de emancipação político-administrativa. Sede administrativa da Secretaria Municipal de Cultura foi instalada no local.

Na Usina de Cultura funcionarão, além da sede administrativa da Secretaria, as Escolas Municipais de Teatro, de Artes Plásticas e o espaço para exposições e oficinas. Os retornos das aulas presenciais vão acontecer conforme as medidas de relaxamento determinas pelo Ministério da Saúde.

Existe uma Caixa Preta, nome dado ao espaço que servirá tanto como sala de aula para os alunos, quanto para apresentações de espetáculos teatrais para toda a cidade.

A criação da Usina, localizada na Rua Eliseu de Alvarenga, nº. 384, tem relevante importância para a cidade, considerando que as atividades exercidas pelas escolas são de caráter profissionalizante.

Após a emissão do certificado de conclusão profissionalizante, os alunos podem ir aos respectivos sindicatos para se cadastrarem e atuarem nas suas áreas respectivas de registro profissional.

A Prefeitura de Nilópolis não mediu esforços, seja junto ao Governo do Estado, seja junto ao Governo Federal desde 2017, para a reconstrução do espaço, mas por questões burocráticas deixadas pela gestão anterior não houve como retornar para o mesmo local.

Emanoelle Cavalcanti

Jornalista social e acadêmica de psicologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.