Nesta terça-feira (20), o Dia Mundial do Refugiado será comemorado com o Sarau do Refúgio, uma iniciativa da Secretaria de Cidadania e da Core Response, que visa valorizar as expressões artísticas dos refugiados imigrantes e apátridas que vivem na cidade do Rio de Janeiro.
O Sarau do Refúgio contará com apresentações de música, dança, poesia e teatro, além de rodas de conversas sobre as experiências e desafios dos refugiados no Brasil. O objetivo é reconhecer e celebrar a diversidade cultural e a resiliência desses moradores do município, que encontraram no Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (Crai Rio) um espaço de acolhimento e apoio. O evento também faz parte das atividades globais promovidas pela Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR) para marcar a data.
O evento acontecerá no Centro de Referência e Atendimento ao Imigrante (Crai Rio), localizado no bairro da Gamboa, das 14h às 18h.
O secretário municipal de Cidadania, Renato Moura, ressalta a importância de comemorar o Dia do Refugiado:
“Celebrar essa data é sublinhar a importância de implementarmos cada vez mais ações de acolhimento, integração e capacitação para que essa população amplie suas perspectivas de inclusão social e de geração de renda e que sua cultura ganhe visibilidade e seja respeitada”.
Veja a baixo a programação:
14h – Abertura
14h – Grupo Cultural Popular Venezuelano “Resgatando Raízes”: Grupo de crianças refugiadas venezuelanas dedicadas às danças tradicionais da Venezuela.
14h30 – Mister Doss – Cantor do Benin especialista em Afropop, Afrozouk e R&B
15h – Haitídansco – Grupo composto por pessoas refugiadas de origem haitiana, com um show de dança e percussão do Haiti.
15h30 – Coletivo Resistências Estéticas – Dupla de artistas refugiados que farão uma performance chamada MIgrator. Convidarão ao público para experimentar a maquiagem artística nos seu rosto.
16h – Foguinho Heritier – Destacado dançarino congolês que trabalha com músicas tradicional e folclórica.
16h30 – Banda Musical Saoko – Reconhecida banda latino-americana, especialista em ritmos como salsa, cumbia, boleros e merengue com um sotaque carioca.
17h – TheWoo – Banda congolesa de Afro, trap, funk
18h – Encerramento
Veja também: