A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), homenageou o ator Babu Santana com a Medalha Tiradentes.
Alexandre da Silva Santana é diretor do Nós do Morro. A Instituição Cultural localizada na favela do Vidigal, incentiva e possibilita o acesso à cultura a mais de trinta anos, como a dança e o teatro para crianças e adolescentes que moram na comunidade. Diversos atores que hoje são conhecidos vieram do Nós do Morro, e com o Babu não foi diferente.
A deputada estadual Dani Monteiro, foi quem entregou a medalha para o ator.
“Estou honrada de entregar essa medalha para o Babu Santana, que tem uma trajetória de luta e resistência por meio da arte. A gente aproveita essas homenagens para relembrar o Dia da Abolição”.
Babu Santana falou a respeito de sua história de luta e resistência:
“Quando fiquei adolescente comecei a frequentar o Nós do Morro e vislumbrar uma possibilidade de seguir uma carreira. Eu fui com tudo e lá eu vi o teatro de verdade. Percebi que aquilo alimentava minha alma. Hoje, quero ser um agente transformador. Por mais que a gente lute por questões sociais, raciais e de gênero, o amor tem que ser a bandeira maior. Porque é assim que a gente se conecta uns com os outros”.
Também foi entregue uma Moção de Aplausos para o jongo Caxambu do Salgueiro e outras premiações a Instituições ligadas ao movimento negro.
Imagem: Octacílio Barbosa