Baixada FluminenseCampanhasDestaque

Brasil solta balões com fotos no Dia Internacional das Crianças Desaparecidas

Nesta terça-feira, 25 de maio, ocorre o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas. A data é um marco no enfrentamento à problemática do desaparecimento e, para dar visibilidade à questão, 18 países, entre eles, Brasil, Austrália, Inglaterra, Dinamarca, Grécia, Romênia, África do Sul, Noruega e Irlanda, realizarão a soltura de balões com fotos de crianças e adolescentes desaparecidos.

Um desses pais, o senhor Antônio Carlos Ratto divulgou um relato nove anos após o desaparecimento de seu filho, na carta emocionada ele fala sobre o sentimento de vazio sem o filho.

“Eu nunca vou esquecer o momento que lhe vi pela última vez. Seu rosto estava triste, seu olhar estava diferente, não houve sorriso. O meu também estava. Parece que nós prevíamos que alguma coisa ruim estava prestes a acontecer. “

No Dia das Crianças Desaparecidas, mães de meninos sumidos em Belford Roxo ainda têm esperanças de encontrar os filhos vivos.

Para as mães de Fernando Henrique, de 11 anos, Alexandre, de 10, e Lucas Matheus, de 8, é o dia de número 148 desde o sumiço dos meninos de Belford Roxo, mistério que completa quatro longos meses nesta semana. Neste 25 de maio, Rana Jéssica da Silva, Camila Paes da Silva e Tatiana da Conceição Ribeiro, as mães de Belford Roxo, mantêm vivas as esperanças de encontrar os garotos com vida e mostram indignação com a história apresentada pela Polícia Civil como motivadora do desaparecimento.

SOS Crianças Desaparecidas da FIA 

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio do programa SOS Crianças Desaparecidas da FIA – Fundação para Infância e Adolescência -, lembra da marca de 3.252 de crianças e adolescentes localizados dentre 3.839 desaparecidos desde 1996, ano da implantação do programa. Segundo a secretaria, as buscas alcançaram 85% de êxito.

Alerta PRI

No dia 18 de março deste ano, o governador do Rio regulamentou a Lei nº 9.182, que cria o primeiro sistema de alerta por telefone do país para solucionar desaparecimentos de crianças e adolescentes. Criado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, o Alerta Pri será usado pela Polícia Civil e torna obrigatória a divulgação de fotos e informações das vítimas pelas companhias de telefonia celular.

Segundo a Delegacia de Descoberta de Paradeiros, 4.545 pessoas entre 0 e 17 anos de idade desapareceram apenas na cidade do Rio de Janeiro em 2020. Deste total, mais de 96% dos casos foram solucionados. Para o governador, o Alerta Pri será mais uma ferramenta importante na elucidação desse tipo de crime.

A mensagem de urgência enviada pelo Alerta Pri vai conter o nome, a idade, as características físicas, o local de desaparecimento e todas as demais informações selecionadas pela Polícia Civil. O objetivo é agir rapidamente quando esse tipo de crime for registrado no sistema.

Assinatura Alerta Pri -

Veja o vídeo de Jovita Belford, superintendente Estadual de enfrentamento das pessoas desaparecidas e mãe de Priscila Vieira Belfort, desaparecida desde 9 de janeiro de 2004.

Segundo Jovita Belford, as mães dos desaparecidos convivem diariamente com as lembranças e questionamentos sobre como estariam seus filhos no momento.

Fotos do evento no Palácio Guanabara: Marcio Santos e Artur Messias

Para efetuar denúncias e saber mais sobre, entre em contato com o SOS Crianças Desaparecidas da FIA  

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa