No próximo dia 30 de abril de 2025, a partir das 9h, o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) – Campus São João de Meriti realizará uma edição especial do “Café no Ponto” em homenagem ao Dia da Baixada Fluminense. Instituída pela Lei Estadual nº 3.822, de 2 de maio de 2002, a data celebra a história, a cultura e a força social dos 13 municípios que compõem a região, que juntos somam aproximadamente 4 milhões de habitantes.
O evento também lembrará o Dia Nacional da Mulher, também em 30 de abril, data que reforça a importância da valorização, do respeito e da promoção dos direitos femininos em todos os setores da sociedade.
Campanha de enfrentamento à violência contra a mulher
Outro grande destaque do Café no Ponto será o lançamento de uma campanha de enfrentamento à violência contra a mulher, fruto da articulação desenvolvida pela organização social ComCausa, em parceria com a Direção Geral do IFRJ São João de Meriti. Idealizada por Adriano Dias, fundador da ComCausa, a iniciativa envolveu a mobilização de pontos culturais e bares da cidade, aproveitando a relevância simbólica do dia 30 de abril para impulsionar um movimento de amplo alcance social.
A ação terá início no próprio campus do IFRJ, com a fixação de cartazes educativos contendo mensagens de prevenção, conscientização e estímulo à denúncia. Além disso, alunos e alunas serão incentivados a levar os materiais para bares, restaurantes e espaços de seus bairros, ampliando a disseminação da cultura de respeito e proteção às mulheres em diversos territórios da cidade.
Entre as mensagens de destaque nos cartazes estão frases como: “Não é não”, “Respeito é básico, violência é crime” e “Se algo parecer errado, denuncie”, buscando sensibilizar a sociedade para o combate às diversas formas de violência de gênero.
Importante ressaltar que esta campanha está alinhada ao programa federal“Brasil Sem Misoginia”, do Ministério das Mulheres, ao qual a ComCausa aderiu oficialmente no final de 2023, reafirmando seu compromisso público com o enfrentamento da misoginia e a promoção da igualdade de gênero.
O diretor-geral do campus, Professor Rodney Albuquerque, destacou:
“É fundamental que as instituições de ensino atuem para além de seus muros. Incentivar nossos estudantes a levarem a mensagem de respeito para seus bairros é um passo importante para transformar realidades.”
Já Débora Barroso, representante da ComCausa, enfatizou:
“Assinar o pacto Brasil Sem Misoginia nos comprometeu ainda mais a agir. Esta campanha é um exemplo prático de como podemos transformar espaços cotidianos em locais de proteção e respeito às mulheres.”
Dessa forma, o Café no Ponto do dia 30 de abril será não apenas uma homenagem à Baixada Fluminense e às mulheres brasileiras, mas também um marco de mobilização social da região.
Leia tembém
| Projeto Comunicando ComCausa
| Portal C3 | Instagram C3 Oficial
______________

Compartilhe: