No último dia 14 de julho, Frei Athaylton Jorge Monteiro Belo, conhecido como Frei Tatá, membro da Pastoral Afro e Superintendente de Promoção de Políticas de Igualdade Racial da Prefeitura de São João de Meriti, celebrou seu 65º aniversário.
Para marcar a data, no último domingo, dia 21 de julho, foi realizada em São João de Meriti uma missa afro conduzida pelo próprio Frei Tatá, seguida de um almoço com a presença de integrantes dos movimentos sociais da Baixada Fluminense. No evento, Adriano Dias representou a ComCausa e destacou a importância da militância de Frei Tatá e de outros ativistas na luta contra o racismo institucional e estrutural na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro e no Brasil. Adriano ressaltou que a dedicação de Frei Tatá, junto com tantos outros, vai além do enfrentamento ao racismo.
Adriano também destacou a importância de seu empenho em construir uma sociedade mais empática e solidária, que reconheça a importância das pessoas que foram forçadas a deixar suas terras, trazidos ao Brasil para serem explorados como mão de obra escravizada e muitas vezes mortos, “pessoas foram fundamentais para a construção da nação e já passou da hora de serem colocadas em destaque pela sua importância na história do Brasil”, disse. Adriano também anunciou que, ao longo desta semana, diversas atividades com a mesma temática serão realizadas. “Vamos buscar alinhar junto à Pastoral Afro a construção da Semana Nossa Gente Negra, campanha que a ComCausa promove e que ocorre em novembro, na semana antes da FLIDAM – Festival Literário Internacional da Diáspora Africana de São João de Meriti.”
https://twitter.com/adrianodias_rio/status/1815433957615235373
ComCausa terá uma semana de ações e participações para debater o racismo em diversos contextos
No decorrer desta semana, a ComCausa promoverá ou participará de uma série de atividades que têm como temática o enfrentamento ao racismo e o reconhecimento da importância da população negra para a construção do Brasil enquanto nação.
Lançamento de nova exposição sobre João Cândido na Universidade Estácio de Sá
No dia 23 de julho, às 16 horas, a comunidade acadêmica e o público em geral são convidados a participar da reabertura da exposição itinerante dedicada ao legado do Marinheiro João Cândido. O evento ocorrerá na biblioteca da Universidade Estácio de Sá de Vilar dos Teles, localizada na Av. Automóvel Clube 2.384, em São João de Meriti > Saiba mais aqui!
Celebração do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e de Tereza de Benguela
Em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e de Tereza de Benguela, um evento especial será realizado no dia 25 de julho, às 15 horas, na Universidade Estácio de Sá de Vilar dos Teles, em São João de Meriti. O encontro destacará a trajetória de luta contra o racismo e a violência de gênero e raça, homenageando mulheres negras inspiradoras como Glória Regina e Zeelândia Cândido > Saiba mais aqui!
Lançamento do álbum “PERPÉTUO” do Black Pantera no Rio
Na sexta-feira, 26 de julho, a partir das 20h, ocorrerá o show de lançamento do álbum “PERPÉTUO” da banda Black Pantera, com as bandas convidadas Pavio, Simetria Zero e Facing Fear. A produção é da da Tomarock Produções e será realizada na Heavy Beer, localizada na Rua Ceará, 104, Praça da Bandeira. No encontro, a ComCausa distribuirá material sobre “O que fazer após sofrer racismo ou intolerância religiosa” e lançará uma página de internet > Saiba mais aqui!
Momento devocional e encontro sobre racismo e tolerância religiosa
No dia 27 de julho, na Capela São Mateus, a Pastoral Afro realizará um momento devocional às 14h30, seguido por um encontro promovido pela ComCausa às 15h30. Serão abordados temas como a importância do tombamento do Cais do Valongo e o legado de José Maria Pires, o “Dom Zumbi”. A preparação para a Missa Inculturada Afro Católica começará às 17h50, com encerramento das atividades do dia às 19h30, quando haverá uma homenagem da Câmara de Vereadores de Nilópolis à Pastoral Afro > Saiba mais aqui!
Marcha Estadual das Mulheres Negras
No domingo, 28 de julho, às 10h, a ComCausa estará presente na Marcha Estadual das Mulheres Negras, realizada pelo Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no Estado do Rio de Janeiro (Sisejufe). A concentração será no Posto 3 da Orla de Copacabana. Este evento prepara o caminho para a Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver, que ocorrerá em novembro de 2025 em Brasília, onde se espera reunir um milhão de mulheres negras > Saiba mais aqui!
Alinhamento da Campanha “Jovem Fica Vivo” com Políticas Nacionais
A campanha “Jovem Fica Vivo” visa promover uma cultura de paz, destacando as virtudes da juventude e refletindo sobre as causas da violência. Com uma década de atividades, a campanha da ComCausa buscará alinhar-se com políticas nacionais voltadas para a promoção e defesa da juventude, com um foco especial nos jovens negros.
Em agosto, a ComCausa estará em Brasília para estabelecer um diálogo com o parlamento e os ministérios da Igualdade Racial, Direitos Humanos e Cidadania, da Cultura, da Mulher e Secretaria Nacional de Juventude. O objetivo é integrar suas ações às diretrizes governamentais, como o Brasil Sem Misoginia e o Plano Juventude Negra Viva (PJNV), que visa a redução das vulnerabilidades que afetam a juventude negra brasileira e a violência letal alicerçada no racismo estrutural.