A ComCausa realizou na ultima semana uma campanha institucional pelo Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, para fechar este ciclo de debates hoje será feito uma live com integrantes do Movimento Negro Unificado.
Por conta deste período emblemático, e dos retrocessos que a sociedade vem encontrando, principalmente no enfrentamento ao racismo estrutural, a ComCausa realizou um campanha institucional sobre o tema.
Para complementar esta iniciativa, na terça-feira dia 23 de março a partir das 21 horas, a ComCausa recebe virtualmente alguns ativistas do o Movimento Negro Unificado (MNU) do Rio de Janeiro, prioritariamente da Baixada Fluminense, com representantes de Nova Iguaçu, Caxias e Magé. Será uma atividade reflexiva que questionará o “Racismo estrutural e suas transversalidades: Quais mecanismos o povo negro pode acessar junto aos serviços públicos para enfrentá-lo”. Segundo Adriana Martins do MNU, “esse debate ajudará a compreender as mazelas do racismo em que vive o povo negro no Brasil, destacando suas lutas e organização para a reivindicação de direitos fundamentais. Diálogo considerado fundamental para entender e reagir aos papéis subalternizados que se estabeleceu para o povo negro no Brasil”.
O DebatePapo será na sede da instituição com a presença somente do participantes do debate, e transmitido pelas redes sociais do MNU e da ComCausa.
Luta pela Eliminação da Discriminação Racial
O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, 21 de março foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1966, e faz memória do Massacre de Shaperville, em Johanesburgo, África do Sul, em 1960, quando 69 pessoas foram mortas pelo exército e outras 186 ficaram feridas, no ano 1960. No Rio de Janeiro, a 4369 de 14 de julho de 2004, colocou no calendário oficial de eventos do Estado do Rio de Janeiro, de 15 a 21 de março, a Semana Estadual Pela Eliminação da Discriminação Racial.