O Governo do Estado do Rio de Janeiro oficializou a inclusão do dia 10 de fevereiro no Calendário Oficial como o Dia Estadual de Mobilização para o Enfrentamento da Covid-19 e seus impactos nas favelas e periferias ou Dia Estadual de Saúde nas Favelas A medida foi aprovada pela Assembleia Legislativa e busca reforçar as ações governamentais em prol das comunidades mais afetadas pela pandemia, além de ampliar a participação social na vigilância em saúde nesses territórios.
A iniciativa prevê ações integradas entre o governo e a sociedade civil, com o objetivo de sistematizar e divulgar informações sobre atenção à saúde e assistência social. Além disso, a proposta contempla a destinação de verbas específicas para políticas públicas voltadas para essas regiões, garantindo um impacto direto na qualidade de vida dos moradores.
O então governador em exercício à época, Cláudio Castro, ressaltou a importância da mobilização:
“A pandemia exige de nós revisões constantes das estratégias adotadas em todas as esferas. Esse é mais um sinal de como este governo está preocupado com a população e entende que o diálogo entre o Poder Público, as Universidades Públicas, a sociedade civil e movimentos sociais poderá fazer com que o Rio de Janeiro vença as dores causadas pela pandemia.”
Mapeamento dos impactos da Covid-19 nas favelas
Além das ações de mobilização, o governo do estado também anunciou que serão elaborados levantamentos detalhados sobre os índices de contágio, letalidade e vacinação, classificados por raça, gênero, classe social e bairro. O objetivo é garantir que as estratégias de enfrentamento à doença sejam mais eficazes e alinhadas às demandas específicas de cada território.
A iniciativa destaca o reconhecimento da complexidade socioeconômica e geográfica do Rio de Janeiro, buscando assegurar que as políticas públicas sejam implementadas com base em critérios técnicos e na realidade vivida pelos moradores das favelas e periferias.
| Projeto Comunicando ComCausa
| Portal C3 | Instagram C3 Oficial
______________

Compartilhe: