Encontro da Defensoria Pública e da Política de Igualdade Racial dos Municípios da Baixada (PIR)

Combate ao racismo

Nesta segunda-feira, 26 de março, aconteceu em Queimados uma reunião promovida pela Defensoria Pública, em conjunto com representantes da Política de Igualdade Racial dos Municípios (PIR) e instituições que atuam na defesa dos direitos humanos na Baixada Fluminense.

Além das pautas relacionadas à igualdade racial, o encontro também abordou os impactos da violência de Estado sobre famílias negras e periféricas, especialmente no contexto da juventude que vive a realidade da violência urbana, da exclusão social e das políticas repressivas, muitas vezes associadas ao enfrentamento às drogas.

Durante o debate, Frei Tatá — ativista social, liderança religiosa e referência na luta pelos direitos humanos na região — citou a ComCausa – Defesa da Vida, destacando sua trajetória no enfrentamento à violência institucional e na promoção da cultura de paz.

O peso da violência estrutural sobre a juventude negra

O encontro trouxe relatos contundentes de mães, familiares e lideranças que convivem diariamente com os efeitos da violência institucional — como abordagens abusivas, prisões seletivas e a letalidade policial que recai majoritariamente sobre jovens negros e periféricos. Esse cenário, segundo os participantes, reflete um modelo de segurança pública baseado na lógica da repressão, que agrava as desigualdades sociais e reforça o racismo estrutural.

Construindo caminhos pela igualdade e pela vida

A reunião reforçou a importância de fortalecer as ações da Política de Igualdade Racial dos Municípios (PIR), aliada à atuação de organizações da sociedade civil, como a ComCausa, na formulação de políticas públicas que enfrentem o racismo, a desigualdade e a violência.

O compromisso firmado pelos participantes foi de seguir ampliando as articulações, construindo espaços de diálogo, formação e incidência que garantam a proteção da juventude, a defesa da vida e o fortalecimento dos direitos humanos nos territórios da Baixada Fluminense.

Mais notícias

Loja Maçônica Fraternidade Universal nº 52 realiza Sessão Especial em Homenagem às Mães

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

______________

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *