O Complexo Cultural Mario Marques se prepara para receber a exposição “Iguassú e os Caminhos do Ouro”, que será inaugurada no próximo dia 12 de junho. A mostra promete levar os visitantes a uma viagem no tempo, revelando os antigos caminhos usados pelos tropeiros no século XVIII para escoar o ouro das Minas Gerais e que contribuíram para o surgimento da antiga Vila de Iguassú, hoje conhecida como Nova Iguaçu.
O ambiente é interativo, com diversos elementos históricos como baús, celas, estribos, materiais de cozinha como o Tremp (fogão portátil), burras utilizadas para transporte do ouro, quinteiro (instrumento de cobrança de impostos), cofres de intendência e muitos outros itens que datam de mais de 300 anos.
Um dos pontos altos da exposição será um vídeo central que promete chamar a atenção do público. Nele, o ator Tiago Costa, interpretando a personagem Vanessa Du Matu, explicará diversas expressões populares de origem histórica, como “Picar a Mula”, “Encher o Bucho”, “Quinto dos Infernos”, “Ouro de Tolo”, “Bruaca”, entre outras.
Escolas interessadas em visitar a exposição podem agendar suas visitas pelo e-mail iguassucaminhosdoouro@gmail.com. A iniciativa é uma oportunidade única para historiadores, estudantes e moradores da cidade mergulharem na rica história da região e conhecerem mais sobre os caminhos que moldaram Nova Iguaçu.
A exposição estará aberta ao público com visitas guiadas de 13 de junho a 7 de julho no Complexo Cultural Mario Marques, e de 8 a 14 de julho no Espaço Cultural Tinguá. É mais do que um evento cultural; é uma celebração da história e do patrimônio de Nova Iguaçu, convidando todos a explorar e valorizar suas raízes.
Serviço: Exposição “Iguassú e os Caminhos do Ouro”
Data: 3 de junho a 7 de julho / 8 a 14 de julho.
Local: Complexo Cultural Mario Marques e Espaço Cultural Tinguá.