Instituições da sociedade civil criaram uma frente popular pela criação do ‘Restaurante do Povo’ na cidade de Mesquita.
Vários municípios da Baixada Fluminense já inauguraram o programa Restaurante do Povo, ou estão em processo de implantação, como Nova Iguaçu, São João de Meriti, Queimados, Nilópolis entre outros. Entretanto, Mesquita é uma das cidades que está no mapa da fome, mas até o momento ficou de fora do projeto. Assim, várias instituições, organizações sociais, agentes da sociedade civil e religiões – sobretudo a Igreja Católica na região (Diocese de Nova Iguaçu) na pessoa do Bispo Emérito Dom Luciano Bergamin e Pe. Alexandre –, assumiram o compromisso de promover um abaixo assinado que tem como objetivo sensibilizar a sociedade, bem como a gestão do município, sobre a urgência da instalação do Restaurante Popular em Mesquita.
A ComCausa entrou no circuito de apoio e divulgação desta petição, o fundador da ONG, o jornalista Adriano Dias destacou a importância da criação deste novo equipamento e a importância do combate a fome na Baixada Fluminense:
“O Brasil dos últimos anos voltou ao mapa da fome, e no Rio de Janeiro o povo que mais sofre com isso é o da Baixada, uma cidade como a de Mesquita tem por obrigação criar meios de atender essa população, por isso entramos nessa luta”.
Assine a petição: http://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR129372
https://twitter.com/C3Portal/status/1633134245752217603?s=20
A Campanha da Fraternidade 2023
Pela terceira vez a fome é tratada pela Igreja no Brasil, na Campanha da Fraternidade. A primeira foi em 1975, com o tema ‘Fraternidade é repartir’ e o lema Repartir o pão’, no clima do Ano Eucarístico que precedeu o Congresso Eucarístico Nacional de Manaus, que trazia o mesmo tema e lema e desejava intensificar a vivência da Eucaristia em nosso povo. A segunda foi em 1985, outro Ano Eucarístico, desta vez em preparação para o Congresso Eucarístico de Aparecida, com o lema ‘Pão para quem tem fome’.
Agora, em 2023, logo depois do 18º Congresso Eucarístico Nacional, que se realizará em Recife, de 11 a 15 de novembro de 2022, sob o tema ‘Pão em todas as mesas’, a Igreja no Brasil enfrenta pela terceira vez o flagelo da fome. Com o lema que é uma ordem de Jesus aos seus discípulos: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).
“É vocação, graça e missão da Igreja responder ao chamado e cumprir a ordem de Jesus, afirmamos no contexto do 3º Ano Vocacional que viveremos a partir de novembro deste ano. A fome é um instinto natural de sobrevivência presente em todos os seres vivos. Contudo, na sociedade humana, a fome é uma tragédia, um escândalo, é a negação da própria existência”.
| Portal C3 | Portal C3 Oficial