Heróis da Marvel que votariam em Lula nas eleições

Uma matéria no site Jamesons listou 13 heróis da Marvel que votariam em Lula para presidente nessas eleições de 2022. Jamesons é um site progressista, mas especificamente voltado para o Universo Marvel. 

Veja abaixo alguns heróis que compõem essa lista:  

Luke Cage: Ele é ativamente engajado em causas sociais, combate a violência policial e faz a diferença para os mais humildes. Quando entrou para os Vingadores, levou o grupo para a periferia das cidades para inspirar o povo. Se tornou o Prefeito de NY nas HQs, contrariando todas as perspectivas, afinal, a grande mídia torceu o nariz e não acreditou que um homem do povo, um cidadão comum, um super-herói, teria capacidade para se tornar um grande político.  

O governo Lula foi um dos que mais promoveu políticas públicas para as comunidades humildes e também para combater o racismo. Sancionou a Lei de Cotas, o Dia da Consciência Negra, o Estatuto da Igualdade Racial e criou a, agora extinta, Secretaria de Políticas da Promoção da Igualdade Racial. 

Steve Rogers: Para a surpresa de todos, O Capitão América declararia seu voto em Lula, mesmo sendo um militar, jamais aprovaria um político que brinca com um golpe de estado, que tem atitudes autoritárias ou um governo que não defende os interesses da sua população. Steve nunca escondeu seu posicionamento contra o Governo e suas lideranças quando entendeu que elas estavam erradas. Ao flagrar a corrupção no governo do seu país, chegou até mesmo a abrir mão do nome, escudo e do uniforme do Capitão América. 

Em Guerra Civil, ele leu para o Homem Aranha um discurso escrito por Mark Twain: “Numa república, quem é o país? É o governo do momento? Porque, afinal de contas, o governo é apenas um funcionário temporário. Não pode ser a sua prerrogativa que determina o que é certo ou errado, decidir quem é patriota ou não. Sua função é seguir ordens e não dá-las. Quem, então, é o país? São os jornais? A igreja? Afinal, estas são apenas partes do país, não o todo. Eles não têm comando, mas apenas uma pequena parcela dele. […]” Steve Rogers com certeza votaria 13. 

Sam Wilson: na série Falcão e o Soldado Invernal, Sam começa a entender o seu papel no mundo quando vira o Capitão América e toma a responsabilidade de ser uma voz pública da comunidade negra. Já nas HQs ele é um agente social e sempre manteve contato com a comunidade em vulnerabilidade social. Wilson cresceu no Harlem, bairro de NY popular pela grande concentração da comunidade afro-americana. Mesma região de Luke Cage.  

No site Jamesons você pode conferir todos os 13 heróis que muito provavelmente apertariam 13 e confirma nas urnas.  Sigam Jamesons também nas redes sociais: Instagram, Twitter e Facebook.

Portal C3 | Portal C3 Oficial | Comunicação de interesse público | ComCausa

Débora Barroso

Estudante de ciências sociais e colaboradora da ComCausa.