III Festival BXD: Gomeia 10 Anos celebra a força cultural da Baixada Fluminense

Joãozinho da Goméia o Rei do Candomblé

A Baixada Fluminense será palco, nos dias 26 e 27 de setembro de 2025, de uma das maiores celebrações culturais da região: o III Festival BXD – Gomeia 10 Anos. Com uma programação plural, o evento reúne cinema, teatro, música, exposições, debates e homenagens, consolidando-se como referência de resistência, memória e produção artística popular.,

O Festival reafirma a Baixada Fluminense como território de cultura viva, marcado por saberes ancestrais e pela inovação de seus coletivos e artistas. Mais do que uma agenda cultural, o festival é um ato de resistência, memória e futuro, honrando mestres, fortalecendo redes e abrindo caminhos para novas gerações.

Primeiro dia: cinema, teatro e homenagem a Ediélio Mendonça

Na sexta-feira (26/09), a programação tem início às 15h, com a Sessão Ibejis, voltada ao público infanto-juvenil (classificação 14 anos). Às 18h, o festival apresenta a Sessão Novos Cineastas, com a exibição do documentário “Ediélio Mendonça”, de Márcio Leandro. Em seguida, às 20h, o público confere o espetáculo teatral “De Repente 27”, da Cia de Arte Popular, sob direção de Vinicius Baião.

Um dos momentos mais marcantes será a homenagem ao Mestre Ediélio Mendonça, com o batismo do palco do CineTeatro Gomeia, que passa a se chamar oficialmente Palco Ediélio Mendonça, em reconhecimento à sua contribuição para a cultura da Baixada.

Segundo dia: encontros, lançamentos e festa popular

No sábado (27/09), a programação tem início às 17h com o lançamento da 4ª edição da Escola Livre de Artes da Baixada Fluminense (ELAdBF), iniciativa fundamental para a valorização e formação artística local. Em seguida, a Mesa Temática “A Baixada Fluminense e seu histórico de Produção Cultural” contará com a participação de nomes como Alexandre Marques, Aline Santos, Antonio Carlos Oliveira, João Guerreiro, Letícia Lisboa, Pablo Ramoz e Priscila de Jesus.

O festival também celebra datas e trajetórias importantes, como o aniversário de Marco Bomfim, o aniversário da Cia de Arte Popular e os 10 anos da Locomotiva da Baixada, coletivos que simbolizam a vitalidade da produção cultural do território.

A noite segue com a tradicional Festa da Gomeia e a irreverente entrega de doces do Bloco Certo pra Dar Merda, além da exposição coletiva com obras de George Gevahe, Kurumi BXD, Marco Bomfim e Sergio Eugenio, que oferecem ao público diferentes leituras sobre identidade, território e ancestralidade.

Música, performances e encerramento

O encerramento do festival será embalado pela energia do Palco VirtuUau, que recebe as apresentações de Toques para Odudua, o espetáculo Pesadelo Mitológico e o set especial do DJ Rodrigo Cavalcanti. A programação musical reforça o caráter de encontro, celebração coletiva e afirmação da diversidade cultural da Baixada Fluminense.

Serviço

  • Evento: III Festival BXD – Gomeia 10 anos
  • Datas: 26 e 27 de setembro de 2025
  • Horários: a partir das 15h (sexta-feira) e 17h (sábado)
  • Local: CineTeatro Gomeia – Baixada Fluminense
  • Realização: VirtuUau, Cultura Viva e parceiros culturais da região

Leia também

Almoço do Padroeiro celebra tradição e fé com Tutu à Mineira em Jardim Meriti

| Fale conosco! | Nos conheça

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

______________________

Colabore com nosso projeto pix.comcausa@gmail.com

Pix ComCausa

______________________

Compartilhe: