No dia 6 de agosto, o Instituto Zeca Pagodinho, em Xerém, vai inaugurar os murais “Santíssima Trindade” e “Deixa Vida Me Levar“, parte do projeto “Tons da Baixada: um museu a céu aberto”. O evento contará com uma roda de choro liderada por Artur Costa.
“Santíssima Trindade”
Criada pelo muralista Cazé, com assistência de Cesola Mendes e produção de Pedro Rajão, a obra homenageia Pixinguinha, Donga e João da Baiana, que influenciaram o choro, maxixes e lundus. O mural retrata suas trajetórias e legados imortais, desde os primeiros encontros em terreiros, manifestações de resistência e arte, até a conexão profunda com a cultura e ancestralidade africana. Uma das cenas ilustra a história da canção “Pelo Telephone”, de Donga, considerada o “primeiro samba gravado” em 1916, inspirada na capa do jornal A Noite de 2 de maio de 1913.
“Deixa a Vida Me Levar”
O mural foi criado por 30 alunos do Instituto durante oficinas de grafite e stencil em maio, conduzidas pelo artista visual Rodrigo CB, o grafiteiro Isaac RGT e a artista e educadora Gabriele Valente. Os murais, também inspirados nos mestres do samba, terão um QR Code que levará os visitantes ao site do projeto, onde poderão acessar uma playlist sobre a Santíssima Trindade do Samba e suas biografias. No dia da inauguração, o cantor, compositor, percussionista e curador do projeto Bira da Vila comandará um bate-papo com o muralista Cazé e o produtor cultural e pesquisador Pedro Rajão. Eles discutirão o processo criativo das obras e a importância e legado de Pixinguinha, Donga e João da Baiana.
O projeto “Tons da Baixada: um museu a céu aberto” é uma iniciativa cultural que busca homenagear e preservar a rica herança musical da Baixada Fluminense e do Rio de Janeiro, especialmente no samba. A proposta é integrar arte urbana, música e inclusão social, visando criar um espaço de referência cultural em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.
Serviço:
Data: 06 de agosto
Horário: 10h30
Local: Instituto Zeca Pagodinho, Rua Jessé Gomes da Silva, 54 – Xerém, Duque de Caxias – RJ, 25245-620
Imagem de capa: Jaqueline Cunha.