Entre 1º de agosto e 4 de setembro de 2025, o Brasil realizou uma das maiores mobilizações nacionais de enfrentamento à violência contra a mulher. A Operação Shamar, coordenada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), envolveu forças de segurança dos 26 estados e do Distrito Federal em uma ação conjunta de repressão, prevenção e conscientização.
Durante pouco mais de um mês, a operação produziu resultados contundentes:
- 9.366 prisões realizadas de agressores;
- 25.600 medidas protetivas de urgência cumpridas;
- 137.800 atendimentos a mulheres em situação de violência;
- 42.300 inquéritos instaurados para investigar casos de violência doméstica e feminicídio.
Esses números refletem não apenas a força repressiva, mas também o esforço integrado de acolhimento e prevenção.
Mais que repressão: conscientização e prevenção
A Shamar se destacou por ir além das ações policiais. Em todo o país, foram realizadas palestras educativas, campanhas de conscientização, visitas domiciliares e ações em parceria com a sociedade civil, ampliando o impacto da operação nas comunidades.
Segundo o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, “a violência de gênero é um problema estrutural e precisa ser combatida de forma integrada, envolvendo Estado e sociedade. A Operação Shamar é uma demonstração de que o Brasil está unido pela vida das mulheres”.
Ação em todo o território nacional
Capitais e municípios do interior foram alcançados pela operação. As atividades incluíram:
- Cumprimento de mandados de prisão;
- Monitoramento de medidas protetivas;
- Patrulhamento de áreas de risco;
- Fiscalização de denúncias feitas pelo Disque 180;
- Articulação com órgãos de proteção e entidades da sociedade civil.
A Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e todas as polícias estaduais participaram da iniciativa, reforçando a abrangência da operação.
Canal permanente de denúncia
A Operação Shamar também reforçou a importância da denúncia como ferramenta fundamental no combate à violência de gênero. O Disque 180 continua sendo um canal essencial, funcionando 24 horas por dia, no Brasil e no exterior, para acolher vítimas e encaminhar denúncias.
Denuncie: Ligue 180. Um Brasil unido pela vida das mulheres.
Leia também
Coleta de DNA: ComCausa reforça que prioridade da Baixada Fluminense deve ser na DHBF
| Projeto Comunicando ComCausa
| Portal C3 | Instagram C3 Oficial
______________________
Colabore com nosso projeto pix.comcausa@gmail.com

______________________
Compartilhe:
