No próximo domingo, dia 1º de outubro, os brasileiros terão a oportunidade de participar de um ato cívico crucial para o presente e futuro do país: a eleição dos conselheiros tutelares, peças-chave na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Neste contexto, Leniel Borel , pai do pequeno Henry Borel, cuja vida foi tragada pela violência, salienta a relevância de eleger conselheiros comprometidos com essa causa tão fundamental.
Leniel Borel, que vivenciou a perda irreparável de seu filho Henry, vitimado pela violência dentro de seu próprio lar, fez um apelo enfático à sociedade sobre a necessidade de uma atuação eficaz dos Conselhos Tutelares na proteção dos direitos das crianças e adolescentes. Segundo ele, esses conselhos são a primeira linha de defesa contra possíveis violações desses direitos.
Em sua rede social destacou que o Conselho Tutelar representa a porta de entrada para identificar e interromper qualquer tipo de violência ou violação de direitos infantojuvenis. Sua atuação é de extrema relevância para a sociedade, pois lida com a proteção e o bem-estar de nossas crianças e adolescentes.
“Nesta eleição, serão escolhidos os novos conselheiros e conselheiras tutelares em mais de 6 mil conselhos espalhados por todo o Brasil. A votação é um exercício de cidadania de grande importância, onde cada eleitor pode escolher um candidato comprometido com a defesa dos direitos da criança e do adolescente”, destacou Leniel.
A participação dos eleitores a partir dos 16 anos, que estejam em dia com seus compromissos eleitorais, é fundamental para garantir que os Conselhos Tutelares sejam ocupados por pessoas verdadeiramente dedicadas à proteção das crianças e adolescentes nos próximos quatro anos.
Para obter informações sobre locais de votação, candidatos e candidatas, os eleitores podem acessar os sites das prefeituras de suas cidades. Além disso, foi disponibilizada uma plataforma para consulta dos nomes dos candidatos que defendem o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A página é uma iniciativa de organizações em prol dos direitos humanos e pode ser acessada através do link: https://aeleicaodoano.org/.