Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Nova Iguaçu agitou a cidade

Nova Iguaçu foi uma das cidades metropolitanas pioneiras na realização das Paradas LGBTQIA+ e mantem a tradição de ser uma das mais politizadas.

No ultimo domingo (18) foi realizado a 16ª Parada LGBTQIA+ em Nova Iguaçu na Praça dos Direitos Humanos. Neste ano, com o tema ’Nossos Corpos São Políticos – Não Vote em Branco, Vote com Orgulho! A 16ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, agitou a cidade no domingo. Segundo o Grupo Emancipação e Luta à Livre Orientação Sexual (ELLOS) de Nova Iguaçu, uma das integrantes da Comissão Organizadora, “nunca foi tão importante a população LGBTQIA+ participar ativamente do processo político”.

A organização de direitos humanos ComCausa participa desta movimentação desde 2003 e enfatiza que as “Paradas do Orgulho de Nova Iguaçu sempre se destacaram pela reinvindicação política. Neste momento tão difícil de nosso país, se torna extremante importe qualquer movimento de promoção do amor e respeito. Diante de um governo que se assume preconceituoso, explicitamente homofóbico, todas as pessoas que lutam pelo direito à afetividade tem que assumir seu posicionamento para dar fim a esta descida para a barbárie.

Portal C3 | Portal C3 Oficial | Comunicação de interesse público | ComCausa

 

João Oscar

João Oscar é militante da Pastoral da Juventude da Baixada e jornalista comunitário.