Duas crianças, de 3 e 10 anos, foram resgatadas em situação de insalubridade em uma casa no bairro Austin, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense. A operação foi realizada por policiais do programa Segurança Presente, que atenderam a uma denúncia na tarde de segunda-feira (4).
Segundo os agentes, as meninas estavam sozinhas e trancadas em um ambiente sem ventilação, sem acesso a comida ou água, e visivelmente sujas. O imóvel apresentava grande acúmulo de lixo, roupas espalhadas e embalagens plásticas descartadas pelo chão, como mostra um vídeo registrado no local.
Após o resgate, as crianças foram levadas ao Conselho Tutelar, onde receberam alimentação e cuidados. O órgão agora busca localizar uma avó das meninas para que ela possa prestar assistência. A ocorrência foi registrada na 58ª DP (Nova Iguaçu), que abriu investigação para apurar o crime de maus-tratos. Os pais das crianças compareceram à delegacia para prestar depoimento sobre o caso.
Disque 100
O Disque Direitos Humanos – Disque 100 é um serviço de utilidade pública do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, conforme previsto no Decreto nº 10.174, de 13 de dezembro de 2019, destinado a receber demandas relativas a violações de Direitos Humanos, especialmente as que atingem populações em situação de vulnerabilidade social.
Ao serviço cabe também disseminar informações e orientações acerca de ações, programas, campanhas, direitos e de serviços de atendimento, proteção, defesa e responsabilização em Direitos Humanos disponíveis no âmbito Federal, Estadual e Municipal e do Distrito Federal .
O serviço pode ser considerado como “pronto socorro” dos direitos humanos e atende graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes e possibilitando o flagrante. Qualquer pessoa pode reportar alguma notícia de fato relacionada a violações de direitos humanos, da qual seja vítima ou tenha conhecimento.
Por meio desse serviço, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania recebe, analisa e encaminha aos órgãos de proteção e responsabilização as denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência, população LGBTQIA+, população em situação de rua, outras populações em situação de vulnerabilidade, como indígenas, quilombolas, ciganos, entre outros.
O serviço funciona diariamente, 24 horas, por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel, bastando discar 100.
O Disque 100 recebe, analisa e encaminha denúncias de violações de direitos humanos relacionadas aos seguintes grupos e/ou temas:
- Crianças e adolescentes
- Pessoas idosas
- Pessoas com deficiência
- Pessoas em restrição de liberdade
- População LGBTQIA+
- População em situação de rua
- Discriminação ética ou racial
- Tráfico de pessoas
- Trabalho análogo à escravidão
- Terra e conflitos agrários
- Moradia e conflitos urbanos
- Violência contra ciganos, quilombolas, indígenas e outras comunidades tradicionais
- Violência policial (inclusive das forças de segurança pública no âmbito da intervenção federal no estado do Rio de Janeiro)
- Violência contra comunicadores e jornalistas
- Violência contra migrantes e refugiados
- Pessoas com Doenças Raras
Fonte: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania
Imagem de capa ilustrativa.
Veja também:
Familia busca por adolescente desaparecido em São João de Meriti na Baixada Fluminense
| Projeto Comunicando ComCausa
| Portal C3 | Instagram C3 Oficial
Compartilhe: