Quarta-feira de Cinzas é celebrada um dia após o carnaval, ela é também o primeiro dia da Quaresma e tem como objetivo, trazer a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.
Neste dia o Padre coloca sobre a testa dos fies as cinzas recordando a antiga tradição do Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus “somos pó e ao pó da terra voltaremos” (cf. Gn 3, 19). No Catolicismo Romano é um dia de jejum e abstinência.
A Igreja Ortodoxa não observa a quarta-feira de cinzas, começando a quaresma já na segunda-feira anterior a ela, enquanto no rito ambrosiano da Igreja Católica Romana a Quaresma começa no próximo domingo e o Carnaval continua até o sábado, chamado Sabato Grasso (“Sábado Gordo”) e não se celebra a quarta-feira de cinzas.
Este ano em especial o Papa Francisco convocou a todos a fazer um dia de jejum, oração e penitencia pela paz na Ucrânia.
https://twitter.com/Pontifex_pt/status/1496471152096686083?s=20&t=Qy70JjzxRYKgpwnpINVqWQ