O II Relatório sobre Intolerância Religiosa: Brasil, América Latina e Caribe, lançado em janeiro de 2023 pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP) e pelo Observatório de Liberdades Religiosas (OLIR), com apoio da Representação da UNESCO no Brasil, revelou dados alarmantes sobre o crescimento do discurso de ódio no país.
O relatório aponta uma média de três denúncias de intolerância religiosa por dia no ano de 2022, e os números vem aumentando em 2023, destacando uma preocupante política de extermínio e silenciamento.
Vilipêndios, ofensas cometidas ao sagrado, assassinatos, violências físicas, morais e psicológicas direcionadas aos praticantes de diferentes focos acontecem no dia a dia do Brasil, e a Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa se tornou uma força determinante para a construção da diversidade religiosa no país.
O relatório reforça a necessidade de ações contínuas para combater a intolerância religiosa e promover o respeito à diversidade de opinião no Brasil. Organizado pelo Prof. Babalawô Ivanir dos Santos, coordenador do Observatório das Liberdades Religiosas do CEAP, e com a colaboração do professor mestre Bruno Bonsanto Dias e do Prof. Luan Costa Ivanir dos Santos.
Veja também:
https://portalc3.net/caminhada-em-defesa-da-liberdade-religiosa-na-orla-de-copacabana/