O Encontro da Juventude do G20, também conhecido como Y20, escolheu o Rio de Janeiro como sua sede. A cidade foi anunciada como a anfitriã durante o encerramento do Y20 2023, ocorrido no último domingo (20) em Varanasi, na Índia.
“Em 2024, o Brasil, o mundo e as gerações se encontram no Rio. A cúpula do Y20 apresentará o Rio às juventudes de todo o mundo. Este anúncio confirma a parceria da prefeitura com a sociedade civil, os grupos de engajamento do G20 e o governo federal”, disse o presidente do Comitê Rio G20, da prefeitura carioca, Lucas Padilha.
O Rio de Janeiro já havia sido previamente selecionado para sediar as reuniões principais do G20 nos dias 18 e 19 de novembro do próximo ano. Agora, além disso, também será o local de encontro para os grupos jovens representantes das 20 maiores economias do mundo, em dados que ainda serão determinados.
O secretário da Juventude Carioca da Prefeitura do Rio, Salvino Oliveira, também comemorou a escolha do Rio de Janeiro.
“Tenho muito orgulho de voltar ao Brasil com a confirmação da Y20 na nossa cidade. E ter mostrado aqui as iniciativas da Prefeitura do Rio para transformar a realidade da juventude carioca, criando oportunidades, produzindo conhecimento e criando acesso a novas formas de preparação para o mundo do trabalho e do desenvolvimento.”