Alvo de racistas na Espanha, o jogador Vinicius Junior será homenageado pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, que aprovou, nesta quinta-feira (25), a entrega da Medalha de Mérito Pedro Ernesto, maior honraria da Casa, ao atacante do Real Madrid e da Seleção Brasileira.
A iniciativa partiu da presidente da Comissão Especial de Combate ao Racismo, vereadora Monica Cunha, que justificou a homenagem pelo posicionamento e luta antirracista do jogador dentro e fora dos estádios.
Durante toda a temporada do futebol espanhol o atacante sofreu diversas ofensas de cunho racial dentro e fora de campo, em um dos episódios a torcida ultra do Atlético de Madrid simulou com um boneco que o jogador fosse enforcado.
Na partida entre Valencia e Real Madrid, válida pelo Campeonato Espanhol, o atleta mais uma vez foi violentado e reagiu denunciando ao árbitro um dos agressores, a partida terminou com Vinicius sendo enforcado por um adversário e expulso de campo, esse episodio fez explodir atos contra o racismo em todo o mundo.
Veja também:
Projeto de Lei de Combate ao Racismo nos Estádios e Arenas Esportivas