Zona Oeste ganhará o Parque Cesário de Melo
Um novo parque será construído na Zona Oeste do Rio de Janeiro, com o objetivo de oferecer educação, cultura, arte, esportes e lazer para a população.
O Parque Cesário de Melo ocupará uma área de mais de 234 mil metros quadrados na Avenida Cesário de Melo, uma das principais vias da região, localizada em Inhoaíba, distrito de Campo Grande. A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Infraestrutura, iniciou as obras no dia 27 de julho e prevê um investimento de cerca de R$ 220 milhões. O prazo para a entrega do parque é de 18 meses.
O espaço terá características sustentáveis e preservará áreas verdes para o convívio social. O projeto foi inspirado no Parque Madureira Mestre Monarco e incluirá equipamentos culturais e esportivos. Entre eles, estão uma Vila Olímpica, uma Nave do Conhecimento, quadras poliesportivas, um espaço ecumênico, uma pista de skate, um ginásio coberto e um palco. Além disso, o parque terá uma escola para 720 alunos e um Espaço de Desenvolvimento Infantil para cerca de 30 crianças em horário integral.
O Parque Cesário de Melo também contará com quiosques, um espaço para oficinas e um edifício administrativo pela Rio-Urbe. A intervenção respeitará o ambiente natural, preservando as árvores e a vegetação existentes. Serão cultivadas mais de mil árvores no terreno e serão criados jardins em uma área de cerca de 34 mil metros quadrados. A área total reflorestada será de 61,8 mil metros quadrados. O paisagismo valorizará as espécies nativas, formando ilhas protegidas, onde os visitantes poderão apreciar a natureza.
Para os dias de calor, o parque contará com uma escada das águas e um chuveiro cascata. Um mirante também fará parte do complexo. A piscina do Estádio Aquático utilizada nas Olimpíadas Rio 2016 será instalada na Vila Olímpica do parque.
“Essa é a piscina em que o Michael Phelps ganhou medalhas nos Jogos Olímpicos de 2016. Já desmontamos um estádio para virar escolas na Zona Oeste. Uma outra arena vai virar escola no próprio local. As torres do Centro de Mídia nós estamos usando na construção do Terminal Gentileza. Tudo na Olimpíada já foi feito pensando em desmontar depois para não deixarmos elefantes brancos” – Comentou Eduardo Paes.
A Empresa Municipal de Urbanização (Rio-Urbe), vinculada à Secretaria de Infraestrutura, é a responsável pelas obras.
Imagem de capa: Prefeitura do Rio
Imagem do corpo: Prefeitura do Rio