Brasil

Quadrilha Junina é reconhecida como Manifestação Cultural Nacional

Na segunda-feira (24), Dia de São João, a quadrilha junina foi oficialmente reconhecida como manifestação da cultura nacional. A decisão foi formalizada com a publicação da Lei Nº 14.900/2024 no Diário Oficial da União (DOU). A lei foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Com a sanção presidencial, a quadrilha junina passa a integrar o grupo de expressões culturais que inclui as escolas de samba, o forró e as festas juninas.

“O reconhecimento contribui para o fortalecimento da nossa identidade cultural, além de valorizar essa dança tradicional presente nas festas juninas promovidas no país”, afirmou a ministra Margareth Menezes.

Para o vice-presidente da Federação de Quadrilhas Juninas de Pernambuco (Fequajupe), Jadenilson Gomes, a sanção da lei é uma grande conquista.

“Esse reconhecimento pelo poder público abre portas para a gente, que vive na batalha”, comemorou Gomes, integrante da quadrilha Mandacaru, do município de Limoeiro.

Origem e Evolução

A quadrilha junina chegou ao Brasil com a corte portuguesa no início do século 19. Sua origem remonta ao quadrille, uma dança de salão composta por quatro casais, nascida na Paris do século 18 e praticada pela elite. No Brasil, a dança inicialmente se popularizou entre os aristocratas.

Com o tempo, a quadrilha junina conquistou a população em geral, incorporando elementos culturais, religiosos e folclóricos nacionais. Durante esse processo, o número de pares aumentou, e os passos e ritmos franceses foram adaptados. O casamento caipira, que precede a dança, e as músicas típicas foram incorporados.

Desde então, as quadrilhas juninas adquiriram importância social, econômica e turística para vários municípios, especialmente no Nordeste. Este ano, em Campina Grande, na Paraíba, cidade famosa por promover uma das maiores festas de São João do Brasil, foi estabelecido um novo recorde. A dança reuniu 1.280 pares, obtendo o 10º título consecutivo de maior quadrilha junina do país.

O reconhecimento oficial da quadrilha junina como manifestação cultural nacional é um passo significativo na valorização das tradições populares brasileiras, fortalecendo a identidade cultural e promovendo a inclusão social através da arte e da celebração.

Imagem de capa: Thiago Matine

Editoria Virtuo Comunicação

Projeto Comunicando ComCausa

Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Débora Barroso

Jornalista comunitária e colaboradora da ComCausa.