BrasilNotícias

Governo lança campanha para promoção dos direitos e cultura dos Povos Ciganos

A execução do plano será monitorada por um Comitê Gestor composto por diversos ministérios, além da Secretaria-Geral da Presidência da República e da Casa Civil. O comitê também incluirá representantes da comunidade cigana, garantindo a diversidade étnica, regional e de gênero dos povos ciganos no Brasil.

Entre as principais iniciativas, destaca-se a ampliação do atendimento às famílias ciganas no Programa Pró-Moradia. O Ministério da Igualdade Racial (MIR) firmou uma parceria com o Ministério das Cidades e o Governo da Paraíba para a primeira entrega dessa ação, que será posteriormente expandida para outros estados.

O Brasil está prestes a implementar uma campanha nacional inédita voltada para a promoção dos direitos, disseminação de informações e valorização das histórias e culturas dos Povos Ciganos. A iniciativa também inclui a realização de prêmios literários infanto-juvenis destinados a incentivar a produção cultural dentro das comunidades ciganas.

Apoio habitacional ampliado para famílias ciganas

No âmbito habitacional, o governo anunciou a ampliação do atendimento às famílias ciganas por meio do Programa Pró-Moradia, em parceria com o Ministério das Cidades. Essa medida visa melhorar as condições de moradia das comunidades ciganas, promovendo maior inclusão social.

Primeiro Plano Nacional para Povos Ciganos é divulgado

Em uma iniciativa histórica, o governo federal divulgou as principais ações do primeiro Plano Nacional para Povos Ciganos do Brasil. Esse plano é uma resposta direta às necessidades específicas dessas comunidades e representa um marco na política nacional.

Formação de gestores e mapeamento das comunidades ciganas

Outra frente de ação importante é a realização de cursos de formação para gestores e servidores públicos, focados nos direitos dos povos ciganos. Além disso, será realizado um mapeamento preliminar das famílias, rotas, territórios e acessos às políticas públicas, essencial para a implementação de políticas mais eficazes.

Brasil se destaca com plano direcionado aos ciganos

O Plano Nacional de Políticas para Povos Ciganos, recentemente lançado, é o segundo no mundo a ser direcionado especificamente para essas comunidades. Através de uma abordagem participativa, o governo convida a sociedade a interagir e se envolver nas ações planejadas, buscando assim, uma maior inclusão e respeito aos direitos dos povos ciganos.

Editoria Virtuo Comunicação

Projeto Comunicando ComCausa

Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa