DestaqueRio de Janeiro

Produtores culturais se reúnem para planejar Festival Pela Paz

Na última terça-feira (03), Adriano Dias, da ComCausa, reuniu-se com Carlinhos, da Be Magic Produções, e Marcelo “Saci”, das banda Cara de Porco e Festival Rato no Rio, para discutir os preparativos da primeira edição do Festival Pela Paz. O encontro aconteceu em Bangu, na Zona Oeste do Rio, com o objetivo de consolidar os detalhes do evento, previsto para os dias 20 e 21 de dezembro. A programação ocorrerá na Baixada Fluminense e no StudioB no sábado, enquanto a apresentação na Zona Oeste ainda aguarda a confirmação do local.

O festival foi inspirado no emblemático álbum “Pela Paz em Todo Mundo”, da banda paulista Cólera, e contará com o grupo como atração principal. Segundo Adriano, a proposta vai além de um festival de rock tradicional, buscando reunir produtores culturais, movimentos sociais, empreendedores e autoridades de direitos humanos e segurança pública. Adriano Dias enfatiza que o objetivo é promover a conscientização sobre a importância dos direitos humanos como um pilar fundamental para o respeito e a empatia, contribuindo para uma sociedade menos violenta, especialmente diante das inúmeras perdas de jovens.

O evento também marcará o encerramento dos 10 anos da campanha “Jovem, Fica Vivo”, uma iniciativa lançada pela ComCausa em 2014, focada na valorização da vida e na prevenção da violência entre jovens. Para Adriano, a parceria com figuras importantes da cena cultural, como Carlinhos e Marcelo, é motivo de orgulho e simboliza a força do movimento alternativo.

“É uma caminhada marcada por suor e lágrimas, mas também por muitas vitórias e alegrias”, destaca Adriano, que valoriza a união com esses produtores que há anos promovem a cena underground do rock no Rio de Janeiro. Além disso, nomes como Felipe Chehuan, do Gato Negro Pub, e Guto Golf, do StudioB, também foram citados como importantes aliados na realização do festival.

Antes do evento principal em dezembro, o grupo promoverá uma atividade preparatória no Gato Negro Pub, no próximo dia 26 de setembro, em homenagem à memória de Redson, da banda Cólera, ícone do punk rock nacional. Esta será a primeira de uma série de ações rumo à primeira edição do Festival Pela Paz.

O público pode acompanhar as novidades e se engajar na construção do evento pelas redes sociais. As páginas das bandas e dos apoiadores já estão divulgando as ações.

Rock ComCausa & Cidadania

Esta parceria está alinhada com a campanha “Rock ComCausa & Cidadania”, que utiliza a música e a cultura como ferramentas de mudança. A campanha busca ampliar o acesso a canais de cidadania e oferecer soluções práticas, com cartazes e panfletos sendo distribuídos durante shows e atividades culturais, além de campanhas online que promovem o Disque 180 e o Disque 100, entre outros órgãos de acolhimento de demandas sociais essenciais.

A iniciativa também celebra os dez anos do projeto “Jovem Fica Vivo”, que promove uma cultura de paz e reflexão sobre as causas da violência entre os jovens.

Gato Negro Pub e ComCausa: Uma nova aliança pela cultura e cidadania na Baixada

Editoria Virtuo Comunicação

Projeto Comunicando ComCausa

Portal C3 | Instagram C3 Oficial

______________

 

 

Débora Barroso

Jornalista comunitária e colaboradora da ComCausa.