Com quase uma década de história, o Gato Negro Pub se consolidou como um ícone da cultura alternativa na Baixada Fluminense, oferecendo um palco vibrante para bandas de destaque. Fundado por Felipe Chehuan, cuja trajetória inclui vocais em bandas como Confronto, Norte Cartel e mais recentemente Marabô, o pub se tornou um ponto de referência na cena local, conhecido por sua contribuição ao rock e sua postura inovadora.
Nesta semana, o Gato Negro Pub e a ComCausa anunciaram nas redes sociais uma colaboração que promete amplificar o impacto cultural e social do espaço. A nova parceria visa transformar o pub em um centro de cultura e cidadania, promovendo uma agenda robusta de defesa dos direitos humanos e abordando temas relevantes para a sociedade.
O músico e produtor Felipe Chehuan expressou entusiasmo com o novo projeto: “Estamos muito animados com a formação desta nova agenda. Sempre tivemos o desejo de ser um ponto de convergência de ideias e ideais, e agora temos a chance de intensificar essa missão.”
Já o jornalista Adriano Dias, da ComCausa, destacou a importância da primeira ação conjunta: o DebatePapo intitulado ‘Rock como Direito da Mulher e Instrumento de Enfrentamento à Misoginia’. “Este evento é uma oportunidade para refletirmos sobre a persistente postura machista no cenário do rock e promovermos a integração e outro entendimento”, disse.
O evento ocorre na próxima quinta-feira, 8 de agosto, a partir das 18 horas, e celebra também o 18º aniversário da Lei Maria da Penha. Após o debate, haverá uma confraternização para promover a integração e o engajamento dos participantes, com Adriano Dias atuando como VJ, apresentando uma seleção de vídeos de bandas de mulheres e bandas com integrantes femininas que desempenharam papéis essenciais na formação do rock ao longo das décadas.
“Essa parceria promete um impacto significativo, solidificando o papel do Gato Negro Pub como um espaço de entretenimento e transformação social”, afirmou Felipe Chehuan.
Rock ComCausa & Cidadania
Esta parceria está alinhada com a campanha “Rock ComCausa & Cidadania”, que utiliza a música e a cultura como ferramentas de mudança. A campanha busca ampliar o acesso a canais de cidadania e oferecer soluções práticas, com cartazes e panfletos sendo distribuídos durante shows e atividades culturais, além de campanhas online que promovem o Disque 180 e o Disque 100, entre outros órgãos de acolhimento de demandas sociais essenciais.
A iniciativa também celebra os dez anos do projeto “Jovem Fica Vivo”, que promove uma cultura de paz e reflexão sobre as causas da violência entre os jovens.
Para mais informações sobre a campanha e eventos futuros, siga o Gato Negro Pub e a Rock ComCausa no Instagram ou fale com a ComCausa > Rio +55 21 99957-3821 > Baixada 21 96942-1505 > Brasília: 61 8121-2514 > Imprensa 61 8121-2496
Endereço do Gato Negro Pub: Rua Professor Alcibíades Monteiro, 1651 – Vilar dos Teles, São João de Meriti.
A campanha “Sete Dias Contra a Misoginia” abordará o tema da misoginia, orinteda pelo Pacto Brasil Sem Misoginia do Ministério da Mulher e pelo “Agosto Lilás” (Lei 14.448/22) que se refere a expressões e comportamentos que demonstram desprezo, repulsa, desrespeito ou ódio às mulheres. Os tópicos a serem discutidos incluem: desqualificação de mulheres, impedimento da expressão de opiniões femininas, intimidação de mulheres, prática de gaslighting, violências verbal, física, psicológica, moral, patrimonial, sexual e feminicídio.
ComCausa propõe tombamento da Rua Ceará como Patrimônio Cultural do Rio