Novo Espaço da Associação Henry Borel será inaugurado no Rio

Associação Henry Borel do Recreio

Nesta sexta-feira, 30 de maio, a partir das 9h, o Rio de Janeiro será palco de um momento simbólico e transformador: a inauguração do novo espaço de atendimento da Associação Henry Borel, voltado ao acolhimento de crianças e adolescentes vítimas de violência.

A abertura deste espaço representa um avanço significativo na proteção da infância e no fortalecimento de redes de apoio para jovens em situação de vulnerabilidade. Com uma fachada colorida e cheia de significado, o local foi cuidadosamente projetado para oferecer acolhimento, segurança e dignidade a quem mais precisa de cuidado e atenção.

“É com grande alegria que inauguramos nosso novo local de atendimento. Esperamos vocês para nossa comemoração de mais uma conquista!”, afirma o convite oficial do evento.

O projeto Henry Borel leva o nome do menino brutalmente assassinado em 2021 e se tornou símbolo da luta pela justiça e pela defesa dos direitos da criança no Brasil. Desde então, a iniciativa atua com escuta qualificada, atendimento psicossocial e articulação com instituições públicas e civis.

A inauguração contará com a presença de autoridades, profissionais da área social, apoiadores da causa e representantes da sociedade civil.

Associação Henry Borel

A Associação Henry Borel, criada após o assassinato do menino Henry Borel, em 2021, no Rio de Janeiro, vem se consolidando como uma das principais entidades do país na luta pela proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência. Com atuação direta no acolhimento, na escuta qualificada e na mobilização social, a organização transforma a dor de uma tragédia em um movimento permanente por justiça, prevenção e cuidado.

A entidade leva o nome do menino de 4 anos cuja morte chocou o Brasil e deu origem à Lei Henry Borel (Lei nº 14.344/2022), que estabelece medidas protetivas para crianças e adolescentes em situação de violência doméstica, nos moldes da Lei Maria da Penha. Desde então, a associação atua em diferentes frentes, com foco no apoio psicossocial às vítimas, capacitação de profissionais da rede de proteção, e articulação com autoridades públicas e movimentos sociais.

Com sede no Rio de Janeiro, a Associação Henry Borel realiza ações educativas, campanhas de conscientização, seminários, rodas de conversa e atendimentos comunitários. O trabalho é desenvolvido em parceria com conselhos tutelares, instituições educacionais, organizações da sociedade civil e secretarias municipais, especialmente nas áreas de assistência social, saúde e educação.

Entre os principais objetivos da associação estão:

  • Prevenir e combater todas as formas de violência contra crianças e adolescentes;
  • Oferecer acolhimento e escuta humanizada às vítimas e seus familiares;
  • Fortalecer a rede intersetorial de proteção infantil;
  • Atuar na formulação e acompanhamento de políticas públicas de garantia de direitos;
  • Mobilizar a sociedade para romper o silêncio diante de abusos e maus-tratos.

A entidade mantém presença ativa nas redes sociais, com campanhas de mobilização e informações de utilidade pública. Também participa de audiências, fóruns e frentes parlamentares que discutem o enfrentamento da violência infantil no Brasil.

A nova unidade da Associação Henry Borel está localizada na Avenida Aliomar Baleeiro, nº 51, no bairro Recreio dos Bandeirantes.

Mais notícias

Aplicativo da Associação Henry Borel já está disponível

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

______________

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *