A cantora Preta Gil é homenageada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) com o Prêmio Dandara.
Prêmio este que, reconhece o trabalho de mulheres negras que se destacam na luta pela valorização da sua identidade e cultura. A deputada Dani Balbi (PCdoB), autora do Projeto de Resolução 28/23 que concedeu a honraria, elogiou a trajetória artística e social da cantora, que é filha do cantor e compositor Gilberto Gil.
“Uma mulher negra, que foi vítima de racismo e de todas as formas de opressão. E no debate público ela tem enfrentado com altivez todas as formas de misoginia, machismo e tentativas de silenciamento que as mulheres sofrem. No campo da cultura, ela tem se destacado por ser uma das vozes mais contundentes em defesa da popularização e do enegrecimento da cultura”.
O projeto foi aprovado em discussão única nesta quarta-feira (09) e será promulgado pelo presidente da Alerj, nos próximos dias.
O Prêmio Dandara foi criado pela Resolução 137/15 e leva o nome de uma das líderes do Quilombo dos Palmares, símbolo de resistência e luta contra a escravidão. A premiação é destinada a personalidades que contribuem para a valorização da mulher negra afrodescendente, latino-americana e caribenha no estado.
Veja também: