O aniversário do município de Itaguaí é comemorado no dia 5 de julho.
Itaguaí é um município localizado no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Sua história remonta aos tempos coloniais, quando a região era habitada pelos índios tupinambás. No entanto, a colonização efetivada começou por volta do século XVI, com a chegada dos primeiros colonizadores portugueses.
A área onde está situada o atual município de Itaguaí permanece à Capitania do Rio de Janeiro e foi inicialmente explorada pela atividade econômica da cana-de-açúcar. No entanto, foi a descoberta de ouro em Minas Gerais, no século XVIII, que impulsionou o desenvolvimento da região. Itaguaí tornou-se um importante ponto de abastecimento e rota para o transporte de mercadorias entre a região mineradora e o porto do Rio de Janeiro.
Em 1821, Itaguaí foi elevado à categoria de vila e, posteriormente, em 1857, tornou-se um município. Durante o século XIX, a cidade passou por um período de grande desenvolvimento, impulsionada pela produção agrícola, principalmente de café, e pela construção de estradas de ferro, como a Estrada de Ferro Central do Brasil.
No entanto, a queda da produção cafeeira e a crise econômica na virada do século XX afetaram a cidade. A partir da década de 1930, com a instalação de motores, especialmente a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), o município de Itaguaí passou a se recuperar e experimentar um novo ciclo de desenvolvimento.
Atualmente, Itaguaí é conhecida principalmente pela atividade portuária e industrial, sendo sede do Porto de Itaguaí, um dos principais portos do Brasil para a exportação de minério de ferro. Além disso, o município abriga o Complexo Industrial e Portuário do Superporto do Rio de Janeiro, que inclui outras indústrias, como a Usina Termelétrica de Santa Cruz.
Ao longo de sua história, Itaguaí passou por mudanças, deixando de ser uma cidade essencialmente agrícola para se tornar um importante polo industrial e portuário na região metropolitana do Rio de Janeiro.