AgendaRio de Janeiro

Ato por Gabriel Pimenta

Movimentos e associações promoverão o ato público ‘Gabriel Pimenta: 40 anos de impunidade – Os Crimes Continuados do Estado Brasileiro Contra os Defensores do Direito do Povo!’

A atividade acontecerá no contexto do julgamento do caso Sales Pimenta, na Corte Interamericana de Direitos Humanos, e será um importante espaço de denúncia e apoio aos Advogados comprometidos com a luta popular, que tem sofrido com ataques e perseguições sistemáticas nos dias atuais.

O ato acontecerá no dia 18 de julho, segunda-feira, no Auditório Modesto Silveira da OAB, entre 17h e 20h, e está sendo promovido pelo Centro Pela Justiça e o DIreito Internacional – CEJIL,A ABRAPO, a Associação Brasileira dos Advogados do Povo – Gabriel Pimenta-, filiada a Associação Internacional dos Advogados do Povo (International Association of People’s Lawyers – IAPL), o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos – CEBRASPO, e o com o apoio de diversas entidades democráticas, promovem ato público em homenagem ao advogado do povo Gabriel Sales Pimenta.

Gabriel Sales Pimenta

Nascido em 1954, Gabriel formou-se em direito na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no final da década de 70 e era defensor dos direitos dos trabalhadores rurais e humanos. Gabriel Sales Pimenta foi assassinado no dia 18 de julho de 1982, na cidade de Marabá (PA), com 3 disparos nas costas.

OEA julgará Estado brasileiro pelo assassinato de advogado Gabriel Pimenta

Após 40 anos do covarde assassinato do advogado Gabriel Pimenta, a Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) julgará o Estado brasileiro por negligência e morosidade em relação à morte do ativista.

Serviço:

Ato público: Gabriel Pimenta: 40 anos de impunidade – Os Crimes Continuados do Estado Brasileiro Contra os Defensores do Direito do Povo!

Local: Auditório Modesto Silveira da OAB – Avenida Marechal Câmara 150, 9º andar – Rio de Janeiro

Hora: 17 às 20 horas

Memória e História

Portal C3 | Portal C3 Oficial | Comunicação de interesse público | ComCausa

 

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa