Brasil passará por onda de calor extremo

Mudança climática, Aquecimento Global, Clima

Uma onda de calor extremo vai atingir o Brasil nas próximas duas semanas. A previsão é de que as temperaturas fiquem muito elevadas em todas as regiões do país, podendo chegar a 45°C em alguns locais do Centro-Oeste. Esse calor pode ser perigoso para a saúde e até para a vida das pessoas, alerta a análise.

A partir de hoje, os estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Distrito Federal, Pará, Tocantins, Bahia, Rondônia, Amazonas, Maranhão e Piauí vão enfrentar um calor intenso, com marcas próximas ou superiores a 40°C. A expectativa é de que esse seja o período mais quente do ano, superando o recorde de novembro de 2020, quando Nova Maringá, no Mato Grosso, registrou 44,8°C.

O calor excessivo pode causar diversas complicações para a saúde, como mostram diversos estudos. Segundo pesquisadores, o calor e o frio extremos estão relacionados a 17 causas de morte, principalmente de doenças cardiorrespiratórias ou metabólicas. O suicídio também tem uma relação com as variações de temperatura do planeta.

Até 2019, mais de 356 mil mortes estavam relacionadas com o calor extremo. “Embora estas estimativas globais carreguem incertezas inerentes, o estudo mostra a importância da temperatura como fator global de risco para a saúde”, indica o documento. O estudo foi produzido por pesquisadores dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e China.

Dados retirados do site: MetSul Meteorologia.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial