Baixada FluminenseParacambi

ComCausa visita antigas instalações do Dr. Eiras em Paracambi

A ComCausa planeja uma série de pesquisas e matérias sobre o Manicômio Dr. Eiras, em Paracambi. A finalidade é lembrar os quase dez anos do fechamento do hospital e também debater os retrocessos nas políticas antimanicomiais.

No ultimo dia 13 de março de 2021, a instituição esteve no local que funcionava o Hospital Casa de Saúde Doutor Eiras, que já foi o maior hospital psiquiátrico da América Latina, e seria uma referência em tratamento psiquiátrico. Localizado em Paracambi, na Baixada Fluminense, o Doutor Eiras atendia a pacientes da Capital e de municípios da região.

O manicômio sofreu intervenção conjunta das três esferas de Poder em 2004, sendo a partir ai proibida de receber novas internações após a Prefeitura constatar as condições subumanas de sobrevivência e maus tratos dos pacientes. Mas somente em 2009, a Justiça determinou a transferência dos pacientes para outras instituições e o fechamento da unidade como parte da Reforma Psiquiátrica e das novas políticas de Saúde Mental instauradas pelo Ministério da Saúde. Entretanto, de acordo com Ministério Público por essa época, mesmo um ano após a determinação judicial, apenas dez dos mais de 200 pacientes da unidade haviam sido  encaminhados a outros locais.

A morosidade do processo levou à criação do grupo coordenado pelo Promotor de Justiça Bruno Correa Gangoni – então titular da Promotoria de Paracambi -, com os Promotores Carla Carrubba, coordenadora do 6º Centro de Apoio Operacional das Promotorias (CAOp) de Tutela Coletiva do Núcleo de Saúde; e Leonidas Filippone Farrulla Junior, coordenador do 3º CAOp e de Integração e Articulação Institucional, com a finalidade de fiscalizar o processo de fechamento. O grupo promoveu diversas reuniões com as Prefeituras da região que se comprometeram a transferir pacientes oriundos de suas cidades a outros centros de saúde. Em 2010, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio desse grupo de trabalho coordenado pelo Promotor de Justiça Bruno Correa começou processo definitivo de fechamento do Hospital Dr Eiras.

Após décadas de operação, em uma sexta-feira, dia 23 março de 2012 ocorreu o fechamento definitivo do Hospital Casa de Saúde Doutor Eiras com a transferência dos últimos sete internos para uma residência terapêutica em Paracambi.

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa