O movimento em favor da ampliação do reconhecimento do marinheiro João Cândido, símbolo da luta contra o racismo e vítima de violações históricas pelo Estado brasileiro, conquistou mais um aliado: a Comissão de Combate às Discriminações e Preconceitos de Raça, Cor, Etnia, Religião e Procedência Nacional da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ).
Em uma reunião realizada na ALERJ nesta segunda-feira, 15 de janeiro de 2024, representantes de movimentos de combate ao racismo e reconhecimento do marinheiro João Cândido da Baixada Fluminense se encontraram com o Deputado Estadual Professor Josimar, presidente da Comissão de Combate às Discriminações e Preconceitos de Raça, Cor, Etnia, Religião e Procedência Nacional.
Durante o encontro, o parlamentar reiterou sua disposição em colaborar com a causa e propôs uma série de ações. A primeira delas será agendar uma sessão solene na ALERJ para o mês de março deste ano, destacando a luta e valorização da história de João Cândido, já reconhecido pelo estado como herói em seu livro de heróis e heroínas.
“Esta será a primeira de uma série de ações em que podemos colaborar, tanto aqui no parlamento quanto na relação com os movimentos e a nível federal, junto ao Congresso e aos ministérios”, afirmou o Deputado Professor Josimar.
Além disso, o Deputado Professor Josimar propôs uma visita às áreas de referência para a implantação do museu e casa de memória de João Cândido em São João de Meriti. Ele também sugeriu visitas à Paraíso do Tuiuti, junto com representantes dos movimentos sociais, para declarar apoio à escola de samba que tem João Cândido como tema.
https://twitter.com/ComcausaDh/status/1747262756783595800
No encontro, estiveram presentes diversas personalidades, incluindo a Professora Doutora Elizabeth Nascimento, fundadora do LABORAFR; a Bibliotecária Professora Riva Nepomuceno, voluntária do Museu Municipal Marinheiro João Cândido; a Professora Marcela Figueiredo, da Escola Legislativa da ALERJ; Maria José (Zézé), líder da Pastoral Afro do Grupo de Reflexão São Benedito em São João de Meriti; Frei Athaylton Jorge Monteiro Belo (Frei Tatá), Superintendente de Promoção de Política de Igualdade Racial da Prefeitura de São João de Meriti, membro da Pastoral Afro, da CCIR e da Academia de Artes e Letras de São João de Meriti; e Adriano Dias da ComCausa. Durante o encontro, foi enfatizada a importância da aprovação, no Congresso, do projeto de lei que reconhece o Marinheiro João como herói nacional ainda este ano.
Foi informado que serão buscados os parlamentares da Bancada Negra do Congresso após o recesso, e a ComCausa já fez contatos com o Ministério da Igualdade Racial, estando em interlocução com o Ministério dos Direitos Humanos para que se juntem ao movimento pelo reconhecimento imediato de João Cândido como herói nacional. Além disso, a ComCausa se disponibilizou para elaborar uma campanha de apoio à GRES Paraíso do Tuiuti no Carnaval de 2024, reconhecendo a importância do evento como expressão social e cultural que fortalecerá a causa.
“Atuaremos para que a lei seja aprovada e sancionada ainda este ano pela Presidência da República, abrindo caminho para buscar outras reparações para os familiares de João Cândido”, disse Adriano – ”Acredito que com o apoio da ALERJ, o movimento ganha força, unindo esforços para honrar a memória de João Cândido e reparar as violações sofridas por ele e sua família ao longo da história brasileira”.
Comissão de Combate às Discriminações
A Comissão de Combate às Discriminações e Preconceitos de Raça, Cor, Etnia, Religião e Procedência Nacional da ALERJ desempenha um papel fundamental na luta contra a discriminação, recebendo e investigando denúncias de preconceito. Para informações adicionais, os contatos podem ser feitos através do telefone 21 2588 1000.
João Cândido no Carnaval 2024
A Paraíso do Tuiuti é presidida por Renato Marins, o Thor, e o carnavalesco responsável pelo espetáculo da escola de São Cristóvão é Jack Vasconcelos, que destacou a relevância histórica da Revolta da Chibata. Para ele, “o movimento liderado pelos marinheiros representava os anseios e a luta do povo mais humilde do Brasil”.
Encontro Pro João Cândido e Tuiuti
Liberdade no coração
O dragão de João e Aldir
A Cidade em louvação
Desce o Morro do Tuiuti
Nas águas da Guanabara
Ainda o azul de Araras
Nascia um herói libertador
O mar com as ondas de prata
Escondia no escuro a chibata
Desde o tempo do cruel contratador
Eram navios de guerra, sem paz
As costas marcadas por tantas marés
O vento soprou à negrura
Castigo e tortura no porão e no convés
Ôôô A Casa Grande não sustenta temporais
Ôôô Veio dos Pampas pra salvar Minas Gerais
Lerê lerê mais um preto lutando pelo irmão
Lerê lerê e dizer nunca mais escravidão
Meu nego… A esquadra foi rendida
E toda gente comovida
Veio ao porto em saudação
Ah! nego… A anistia fez o flerte
Mas o Palácio do Catete
Preferiu a traição
O luto dos tumbeiros
A dor de antigas naus
Um novo cativeiro
Mais uma pá de cal
Glória aos humildes pescadores
Yemanjá com suas flores
E o Cais da luta ancestral
Salve o Almirante Negro
Que faz de um samba enredo
Imortal!