O 19 de março é o Dia de São José, uma celebração anual que honra o papel do “pai terreno” de Jesus Cristo e esposo de Maria, mãe de Cristo. São José é reverenciado como um dos santos mais importantes pela Igreja Católica em todo o mundo.
Conhecido também como José de Nazaré e José, o Carpinteiro, São José Operário é uma referência à sua profissão, conforme mencionado na Bíblia. Por essa razão, no feriado do Dia do Trabalho, em 1º de maio, comemora-se o Dia de São José Operário.
Ele é reconhecido como o padroeiro dos trabalhadores e das famílias, além de ser o Patrono Universal da Igreja Católica. Em Portugal, o Dia dos Pais coincide com o dia de São José.
Segundo a narrativa bíblica, José estava noivo de Maria e, por ser um homem justo, foi escolhido para ser o pai terreno de Jesus. Um anjo apareceu em seus sonhos para garantir que ele não rejeitasse Maria, pois ela estava grávida apesar de não ter tido relações com ele. O filho de Maria era Jesus, o Filho de Deus. Quando o nascimento de Jesus estava próximo, José e Maria tiveram que viajar para Belém devido a um recenseamento ordenado pelo governo romano.
Encontraram todos os alojamentos ocupados e tiveram que passar a noite em uma gruta, onde Jesus nasceu. Segundo a Bíblia, José esteve presente durante a vida de Jesus e sustentou sua família com seu trabalho como carpinteiro.