Campanhas

Dia Estadual das Filhas de Jó

No dia 9 de março é o ‘Dia Estadual das Filhas de Jó’, a ser comemorado anualmente, em todo o Estado do Rio de Janeiro no calendário oficial do estado, conforme Lei Nº 5999, de 01 de julho de 2011.

As Filhas de Jó são uma organização associada à maçonaria, para moças jovens. A organização promove o desenvolvimento do carácter das moças, mas também as inicia em algumas práticas maçónicas. Por causa de sua ligação com a maçonaria, não é bom se envolver com as Filhas de Jó.

A organização das Filhas de Jó tem como objetivo educar moças entre os 10 e os 20 anos, que ainda não têm idade para integrar a maçonaria ou alguma outra organização associada. O nome do grupo vem de uma interpretação forçada de Jó 42:15, que fala sobre as três filhas que Jó teve depois que Deus o restaurou.

Depois de seu sofrimento, Deus devolveu tudo a Jó. Ele até teve outros sete filhos e três filhas! Essas filhas ficaram conhecidas por serem muito bonitas. A organização das Filhas de Jó usa o livro de Jó e o versículo sobre suas filhas como inspiração.

O que as Filhas de Jó fazem?

As Filhas de Jó se reunem para aprender lições de moral baseadas nas crenças da maçonaria, misturadas com o livro de Jó. Além disso, realizam atividades para diversão e fazem algumas obras sociais.

Usando uma interpretação do livro de Jó, as moças que integram as Filhas de Jó aprendem que é através das boas obras e do bom carácter que as pessoas chegam à salvação. Elas aprendem que as três filhas de Jó não eram apenas bonitas mas também justas, por isso receberam herança com os irmãos. As participantes são convidadas a serem justas como as filhas de Jó.

Durante as reuniões das Filhas de Jó, realizam-se vários rituais e gestos simbólicos. Também têm alguns gestos secretos, que somente as iniciadas podem aprender. Cada membro tem de jurar manter segredo sobre o que acontece. Somente membros do grupo, familiares ou maçons podem atender as reuniões. E somente moças que têm parentes ou padrinhos ligados à maçonaria podem se tornar membros.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa