Dia Mundial do Enfermo

O Dia Mundial do Enfermo 

Dia Mundial do Enfermo é comemorado anualmente em 11 de fevereiro.

Esta data, de origem religiosa, tem o objetivo de apelar para a sociedade e comunidade mundial por melhores condições de tratamento e atenção às pessoas doentes, seja nos hospitais, postos de saúde ou mesmo em casa.

O Dia Mundial do Enfermo foi criado em 11 de fevereiro de 1992, por iniciativa do Papa João Paulo II. Nesta mesma data, comemora-se o dia de Nossa Senhora de Lourdes, na Igreja Católica.

Todos os anos, no dia 11 de fevereiro, o Vaticano, sob a representação do Papa, elege um tema que norteará toda a discussão sobre o assunto junto à sociedade, governantes e mídia mundial.

Gostaria de lembrar os nossos queridos doentes para que todos possam receber atendimento médico e acompanhamento espiritual. Rezemos por esses nossos irmãos e irmãs, por suas famílias, pelos agentes de saúde e pastorais, e por todos aqueles que cuidam deles.

Na mensagem para o Dia Mundial do Enfermo divulgada em janeiro deste ano, sobre o tema “Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso”, e como lema “Colocar-se ao lado de quem sofre num caminho de caridade”, o Papa convida a todos a considerar o doente acima da doença porque “qualquer abordagem terapêutica não pode prescindir da escuta do paciente, da sua história, das suas ansiedades e dos seus medos”.

“A misericórdia é, por excelência, o nome de Deus, que expressa a sua natureza não como um sentimento ocasional, mas como força presente em tudo o que Ele faz”, ressalta o Papa em sua mensagem.

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa