Documentário Amigo Secreto

No dia 16 de junho vai estrear nos cinemas novo documentário de Maria Augusta Ramos chamado “Amigo Secreto”. O longa-metragem é uma coprodução Brasil, Alemanha e Holanda. É produzido por Nofoco Filmes, Docmakers, Gebrueder Beetz Filmproduktion, coproduzido pela Vitrine Filmes – que assina sua primeira coprodução, além da distribuição do longa-metragem no Brasil.

O filme vai mergulhar nas investigações da Operação Lava-Jato, que levaram à prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao posterior escândalo da Vaza-Jato envolvendo juízes e procuradores, acusados de manipular informações e cometerem ilegalidades jurídicas.

Maria Augusta vai trazer à tona o trabalho de jornalistas do The Intercept Brasil e do El País Brasil, utilizando imagens e arquivos de todo o processo linkando isso as movimentações em torno de Jair Bolsonaro, eleito presidente da República em 2018 deixando que os jornalistas perpassem pelo filme como se fizessem parte dele.

Sinopse

Em 2019, a entrada do ex–juiz Sergio Moro no governo Bolsonaro e o vazamento de mensagens trocadas por ele com procuradores e autoridades abalam a credibilidade da Operação Lava Jato. Um grupo de jornalistas acompanha os desdobramentos do caso, enquanto o país mergulha em uma sequência de crises que começa a ameaçar a sua democracia.

Portal C3 | Portal C3 Oficial | Comunicação de interesse público | ComCausa

João Oscar

João Oscar é militante da Pastoral da Juventude da Baixada e jornalista comunitário.