O governo federal lançou nesta quarta-feira (15) o Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios, uma iniciativa que visa combater a violência de gênero e proteger as mulheres do campo, da floresta e das águas.
O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, na solenidade de encerramento da Marcha das Margaridas, em Brasília/DF.
O Pacto é coordenado pelo Ministério das Mulheres e conta com a participação de outros 10 ministérios, que irão desenvolver ações intersetoriais para prevenir as mortes violentas de mulheres por causa da desigualdade de gênero e assegurar os direitos e o acesso à justiça às vítimas de violência e seus familiares.
Entre as medidas previstas pelo Pacto, estão a entrega de 270 unidades móveis para atender as mulheres nas áreas rurais e ribeirinhas, 10 veículos para o transporte das equipes e dos equipamentos de atendimento, e embarcações para o serviço fluvial nas regiões onde há necessidade.
Durante a cerimônia de encerramento da Marcha das Margaridas, foram anunciadas outras medidas para proteger e empoderar as mulheres do campo, da floresta e das águas. Entre elas, estão a criação do Fórum Nacional Permanente de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, que terá como função elaborar, propor, avaliar e monitorar políticas de prevenção e de enfrentamento à violência contra as mulheres; e do Fórum para a Promoção de Estratégias de Fortalecimento de políticas públicas de autonomia econômica e cuidado com mulheres da pesca, aquicultura artesanal, marisqueiras e outras trabalhadoras das águas.
Veja também:
Marcha das Margaridas com a presença do Ministério das Mulheres
Imagem de capa meramente ilustrativa.
Imagem de corpo: Dandara Lima│Ministério das Mulheres.