O Ministério das Mulheres encerrou as atividades do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) de Enfrentamento à Violência Política contra as Mulheres, que foi criado pelo Decreto nº 11.485, de 6 de abril de 2023.
O objetivo do GTI foi elaborar a proposta da Política Nacional de Enfrentamento à Violência Política contra as Mulheres e seu Plano de Ação. Apresentando os principais pontos que serão abordados no relatório final. Esse relatório servirá como base para a proposta da Política Nacional de Enfrentamento à Violência Política contra as Mulheres e seu Plano de Ação.
A secretária nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política, Carmen Foro, que coordenou o GTI, ressaltou a importância desse trabalho coletivo para superar os obstáculos que as mulheres enfrentam na política.
O GTI contou com a participação de mulheres de diferentes setores da sociedade, que compartilharam suas experiências em escutas abertas. Entre elas, estavam mulheres que sofreram violência política e mulheres que atuam em instituições, organizações não-governamentais, organismos internacionais, fóruns, movimentos sociais e órgãos essenciais, como Justiça Eleitoral, Ministério Público Federal, Câmara dos Deputados, Senado Federal e outros órgãos do governo federal.