Hospital Geral de Nova Iguaçu promoveu atividades de conscientização sobre ISTs
Durante este mês de dezembro, as unidades de saúde de Nova Iguaçu realizam diversas atividades que visam conscientizar a população sobre a AIDS/HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Nesta quinta-feira (7), o Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) promoveu uma roda de conversa com os profissionais para alertar e esclarecer sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce das ISTs e o acolhimento aos pacientes.
O HGNI é um dos poucos centros de saúde da Baixada Fluminense que possui um ambulatório especializado no tratamento de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), referenciado pelo Ministério da Saúde. Pacientes de várias partes do estado do Rio de Janeiro procuram atendimento na unidade de saúde, incluindo adultos, adolescentes, crianças e bebês. Ao longo dos anos, mais de cinco mil pessoas foram atendidas neste setor, que também participa de estudos clínicos internacionais, voltados aos tratamentos mais modernos de HIV/Aids.
Na roda de conversa, os profissionais abordaram os métodos de prevenção, como as medicações pré e pós-exposição ao HIV, disponíveis no hospital para quem teve contato com a doença, os exames de carga viral para verificar a presença do vírus no sangue, o uso de preservativos e a necessidade de um acompanhamento regular e especializado para quem tem diagnóstico positivo. Outro tema discutido no encontro foi a importância da testagem frequente dos pacientes para o HIV e outras ISTs, buscando a detecção precoce e o início imediato do tratamento, se necessário.