Uma conversa com os profissionais da saúde da Maternidade Mariana Bulhões marcou o dia 18 de outubro, quarta-feira, como parte da campanha Outubro Rosa.
O tema foi o câncer de mama, uma doença que pode ser prevenida e tratada se diagnosticada precocemente. O médico mastologista Nilson Gomes, que trabalha na maternidade e é especialista no cuidado das mamas, conduziu o debate. Ele esclareceu as dúvidas dos participantes e incentivou-os a disseminar as informações sobre o câncer de mama para outras pessoas.
Campanha Outubro Rosa
É um movimento que visa conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o segundo tipo mais comum entre elas em todo o mundo. A campanha surgiu nos Estados Unidos, em 1990, e se espalhou pelo mundo, sendo simbolizada pelo laço cor-de-rosa.
Durante o mês de outubro, diversas ações são realizadas para divulgar informações sobre a doença, os fatores de risco, os sinais e sintomas, os exames e os tratamentos disponíveis. O objetivo é reduzir a incidência e a mortalidade pelo câncer de mama, que tem altas chances de cura quando descoberto cedo.
Por isso, é fundamental que as mulheres façam o autoexame das mamas regularmente e procurem um médico se notarem alguma alteração. Além disso, é recomendado que as mulheres entre 50 e 69 anos façam a mamografia a cada dois anos, ou conforme orientação médica.
O outubro rosa é uma oportunidade para as mulheres cuidarem da sua saúde e se informarem sobre uma doença que pode ser vencida com prevenção e diagnóstico precoce.
Imagem de corpo: Prefeitura de Nova Iguaçu.
Fontes:
Minuto Saudável
INCA 2023
Biologia Net
Wikipedia
INCA 2022