O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em colaboração com a Defensoria Pública da União (DPU), está implementando parcerias para assegurar o acesso dos cidadãos mais vulneráveis aos seus direitos fundamentais.
Na segunda-feira (19), o ministro Wellington Dias e o defensor público-geral federal, Leonardo Cardoso, discutiram iniciativas conjuntas para realizar buscas ativas.
O objetivo é promover ações concretas nos territórios onde reside o público-alvo das políticas públicas. A Defensoria, com sua rede de defesa da dignidade em todo o país, pretende, com o apoio do MDS e do Governo Federal, expandir ainda mais o alcance dos serviços para áreas remotas.
A busca ativa é uma estratégia do MDS voltada para localizar e incluir no Cadastro Único todas as famílias de baixa renda, especialmente as mais necessitadas, e atualizar os dados das famílias já registradas. Essa abordagem significa levar os serviços do Estado diretamente até o cidadão, em vez de esperar que ele busque o suporte do poder público.