Nascimento Paulo Freire

No dia 19 de setembro de 1921 nascia Paulo Reglus Neves Freire  educador e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. É também o Patrono da Educação Brasileira.

Fazendo justiça ao legado no seu centenário se torna necessária a aprovação dessa lei.  

Paulo Freire é um dos brasileiros mais homenageados em todo mundo, tendo 41 títulos de Doutor Honoris Causa em universidades como Havards, Cambridge, Oxford e tantas outras. Já foi agraciado com o prêmio da UNESCO de educação para a paz em 2012 Freire foi de clara do patrono da Educação Brasileira. 

O método Paulo Freire no Brasil foi adotado pra alfabetização de adultos. Escolas em outros países no mundo adotaram o método Paulo Freire são referência de educação como Revere High School, escola em Massachusetts que em 2014 foi avaliada como a melhor instituição pública de Ensino Médio nos Estados Unidos. Recebeu outra premiação, tornando-se uma das oito medalhistas do “Schools of Opportunity” (Escolas de Oportunidade), do National Education Policy Center (Centro Nacional de Educação Política), por “fazer coisas extraordinárias para os estudantes”. Entre seus 2 mil alunos, 34% vêm de famílias de baixa renda e 12% são imigrantes que muitas vezes frequentam a escola falando pouco ou nada da língua inglesa. 

Na Alemanha, o método Paulo Freire também é usado atualmente na integração de refugiados ao país, na orientação de pessoas que trabalham com pacientes com Alzheimer e serviu de inspiração para um modelo de aprendizagem empregado em jardins de infância. Há, ainda, uma escola primária, na cidade de Parchim, e uma escola profissionalizante em Berlim, que levam o nome do educador brasileiro. E em novembro do passado, o Congresso Paulo Freire reuniu pesquisadores na Universidade de Hamburgo. 

O sistema educacional finlandês é considerado um dos melhores do mundo e adota o método Paulo Freire. Após a primeira divulgação dos excelentes resultados dos alunos finlandeses no estudo PISA (Programme for International Student Assessment), conduzido pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), professores de vários países passaram a visitar as escolas finlandesas ou estagiar lá, para compreenderem melhor o segredo desse sucesso. 

Paulo Freire não estudou em Harvard, Harvard que estudou Paulo Freire. Sendo o terceiro mais citado em trabalhos sobre humanidade no mundo. 

Freire Tem cerca de 350 instituições educacionais com seu nome. Na África do Sul o método Paulo Freire foi fundamental para o movimento de consciência negra. 

O trabalho de Freire influenciou o movimento chamado “matemática radical” nos Estados Unidos, que enfatiza questões de justiça social e pedagogia crítica como componentes de currículos de matemática.

Em 2016, duas pesquisas demonstram o impacto de sua obra a nível mundial. A Open Syllabus pesquisou em mais de um milhão de programas de estudos de universidades dos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia e descobriu que Pedagogia do Oprimido é o 99º livro mais citado, fazendo do pedagogo o único brasileiro entre os 100 mais citados. 

E o segundo melhor colocado no campo da educação, perdendo apenas para Teaching for Quality Learning in University: What the Student Does, de John Biggs. 

Paulo Freire é eterno, já eles? Passarão! 

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa 

João Oscar

João Oscar é militante da Pastoral da Juventude da Baixada e jornalista comunitário.