Paz de famíliaRio de Janeiro

OAB Niterói promoveu encontro sobre alienação parental e falsas denúncias

A OAB Niterói, através da Comissão de Alienação Parental, realizou encontro para debater o tema “Alienação Parental e as falsas denúncias’.

O evento aconteceu no auditório da entidade, com abertura do Dr Pedro Gomes, presidente da AOB de Niterói, e mediação da presidente da Comissão de Alienação Parental, Bárbara Heliodora de Avellar Peralta; Ana Luiza Miranda, presidente da Comissão de Direito de Família OAB da Ilha do Governador; Tássio Freitas, presidente da Comissão de Direito de Família da OAB Duque de Caxias; e Solange da Cunha Pacheco. Com transmissão pelo Facebook da OAB Niterói.

O foco principal foram as falsas denúncias promovidas como instrumento de afastamento de, geralmente, homens do convívio com seus filhos. “A pessoa tem um casamente de 10 anos e nunca houve qualquer registro de violência domestica, entretanto, quando ocorre uma separação litigiosa quase que de imediato ocorrem várias denúncias de comportamento violento” – expôs o Dr. Ruchester Marreiros Barbosa, delegado de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro e colaborador da Comissão de Alienação Parental da OAB Niterói.

Também estiveram à mesa a Dra Andreia Calçada, psicóloga clínica e jurídica, assistente técnica em Varas de Família e Criminal, autora de livros e professora de cursos de capacitação em perícias do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ/RJ), que falou sobre o reflexo das falsas denúncias nos processos de alienação parental e dividiu algumas de suas experiencia em casos na área.

Além do tema principal, foram trocados pelos expositores uma série de experiencias e propostas que, segundo a Lucas Parenti, advogado argentino articulador da da Uniendo LATAM La Infancia Primero – fórum da sociedade civil defensora dos direitos da criança, do adolescente e da família que envolve pessoas e movimentos sociais de várias as nações – e colaborador da ComCausa, serão divididos entre os profissionais e militantes da rede de enfrentamento à pratica da alienação parental pela américa latina e Europa.

A atividade aconteceu no dia no dia 18 de maio e também estiveram presentes também a advogada Juliana Brittes (apoiadora da ComCausa para questões de alienação parental); Júnior Rodrigues e Maria Auxiliadora Teixeira Espíndola, diretor geral e diretora secretária da ESA Niterói; José Eduardo Gomes da Costa, presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero OAB Niterói; Leandro Rabello, presidente da Comissão de Esporte, Lazer e Saúde OAB Niterói; Regina Russel, coordenadora de cursos da ESA Niterói; Rhaymman Thomaz, conselheiro da OAB Caxias; Simone Portella, representando a OAB Ilha do Governador e Carla Riente, da Comissão de Família OAB Ilha do Governador.

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa