Na terça-feira (5), a Prefeitura do Rio iniciou as obras do Parque Piedade, localizado na Zona Norte da cidade. O parque será construído na área do antigo campus da Universidade Gama Filho, que foi abandonado após a falência da instituição em 2014.
As obras começaram com a demolição de dois prédios do antigo Colégio Piedade, localizados dentro do terreno. O objetivo é oferecer mais oportunidades de lazer e cultura para os moradores do bairro, revitalizar a região e gerar empregos e renda.
O Parque Piedade será construído em uma área de aproximadamente 18 mil metros quadrados. A Prefeitura do Rio investirá cerca de R$ 58 milhões na obra, que tem previsão de conclusão em 15 meses. A desapropriação dos prédios custará R$ 47 milhões, que estão sendo depositados em juízo.
O projeto da Secretaria Municipal de Infraestrutura inclui áreas de lazer, um centro cultural, esportivo e educacional em parceria com a Fecomércio RJ, espaço para feiras e eventos, horta urbana, parcão, academia e campo de futebol. Além disso, o parque contará com pista de skate, parque infantil, área juvenil com aparelhos de ginástica e parque aquático com cachoeira artificial.
O Parque Madureira servirá como inspiração para o complexo. O entorno também será revitalizado através de reurbanização, incluindo pavimentação, sinalização, iluminação, paisagismo, rampa de acessibilidade na estação de Piedade pela Rua Goiás e ciclovia na Rua Manoel Vitorino. A Rua da Capela, onde está localizada a Capela Nossa Senhora da Piedade – tombada pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) em 1996 por sua importância arquitetônica, histórica e cultural – também receberá melhorias de urbanização.
Após oito anos de abandono da área do antigo campus da Gama Filho, a Prefeitura do Rio iniciou o processo de desapropriação dos imóveis do terreno em 2022. Depois de conseguir a posse dos dois primeiros prédios, iniciou a retirada de imóveis menores da universidade e começou as obras para revitalizar esta região do subúrbio carioca.
Imagem de capa: Projeto Parque Cesário de Melo
Imagem de corpo¹: Beth Santos/Prefeitura do Rio.
Imagem de corpo²: Prefeitura do Rio.